NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Como diminuir o tráfego de dados no iPhone

Como diminuir o tráfego de dados no iPhone

quinta-feira, 12 novembro, 2015 /
Como diminuir o tráfego de dados no iPhone

Apresentamos algumas dicas em como economizar o tráfego no iPhone.


* Imagem por: Hitechweekly
 

A não ser que tenham subscrito a um tarifário com tráfego ilimitado, é bem provável que muitos de vocês certamente já tenham em algum momento ultrapassado o tráfego mensal de internet a que têm direito.

Assim sendo, hoje apresentamos algumas dicas que vos podem vir a ser bastante úteis para que, no final do mês, a fatura da vossa operadora não vos cause nenhuma surpresa menos agradável.

NOTA: as medidas abaixo escritas já se encontram enquadradas com o último sistema operativo móvel da Apple (iOS 9).

#1 – Desligar o assistente de Wi-Fi

O update para iOS 9 trouxe várias melhorias e novas ferramentas, entre elas uma função que permite ao utilizador ligar imediatamente os dados móveis em detrimento da ligação Wi-Fi, quando a última se encontra fraca ou indisponível. Tendo em conta os variados processos que correm em segundo plano, a probabilidade de gastar o tráfego disponível no tarifário mais rapidamente que o esperado é maior.

Deste modo, convém sempre desligar esta opção caso a mesma esteja activa. Para tal basta aceder ao menu das definições, selecionar a opção “dispositivo” e fazer scroll até encontrar a definição correspondente ao assistente Wi-Fi e activar/desactivar a mesma.
 
iOS9WiFiAssist
 
Imagem por: Pcadvisor

#2 – Seleccionar aplicações para utilizar a internet

Outra opção corresponde à selecção manual por parte do utilizador das aplicações que podem utilizar os dados móveis. Para este efeito basta aceder às definições, dados móveis e por fim, desseleccionar todas as aplicações que estão a fazer uso dos dados móveis. Desta forma, o utilizador irá garantir que todas as aplicações que desactivar, não voltarão a utilizar tráfego desnecessariamente.
 
iOS9AppsDadosMóveis
 
Imagem por: pcadvisor

#3 – Desactivar a actualização em segundo plano

Certamente que já devem ter reparado em alterações evidenciadas por aplicações como a metereologia, ou outras relacionadas com notícias, em que cada vez que as abrem elas mostram-se actualizadas (quase) ao minuto.

As actualizações feitas em segundo plano, logicamente, consomem tráfego que muitas vezes é totalmente despropositado por parte do consumidor. Deste modo e caso não seja uma urgência ter as aplicações constantemente em actualização, é sempre possível desactivar a actualização em segundo plano acedendo ao menu das definições, selecionar as opções gerais e por fim selecionar a opção “Actualização em segundo plano”, desactivando-a posteriormente.
 
iOS9BackGroundApps
 
Imagem por: Pcadvisor

#4 – Alterar as definições próprias das aplicações

Algumas aplicações quando instaladas providenciam várias alterações às suas próprias definições, acessíveis directamente a partir do primeiro ecrã das definições do iPhone. Uma dessas aplicações é, por exemplo a Dropbox, que permite ao utilizador desactivar os serviços móveis, impedindo o upload automático de imagens ou ficheiros para a aplicação.
 
iOS9DefiniçõesApps
 
Imagem por: Pcadvisor

#5 – Desactivar os dados móveis

Por fim chegamos à opção mais óbvia, mas também mais definitiva: a desactivação dos dados móveis.

Neste caso basta ao utilizador aceder às definições e selecionar o menu correspondente aos dados móveis, para posteriormente os desactivar. É contudo de salientar que após a desactivação, nenhuma aplicação receberá updates ou irá notificar o utilizador acerca de qualquer que seja o interesse. Por exemplo, o utilizador não poderá receber mensagens pela Whatsapp sem que esteja ligado a uma rede Wi-Fi.
 

iOS9MobileDataiPhone

Imagem por: Pcadvisor
4,121