NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Como a realidade virtual vai mudar o mundo

Como a realidade virtual vai mudar o mundo

Como a realidade virtual vai mudar o mundo

Estas são as 3 áreas que a Realidade Virtual vem revolucionar. Saiba quais são.

 

Artigo escrito por Tecnologia e Gadgets

Antigamente eram apenas jogos criados a partir de software 3D, hoje já estamos dentro de filmes e animes futurísticos (quem quiser conhecer um pouco mais este assunto: Sword Art Online, um exemplo de anime totalmente voltado para a realidade virtual).

Uma coisa é certa: tente evitar a utilização de um gadget de realidade virtual sozinho. Isto porque o seu cérebro acredita realmente que está a viver a situação - seja a andar numa montanha russa, um jogo de terror ou apenas situações como ser devorado por um tubarão.

Involuntariamente o corpo começa a lutar contra a situação que se passa na realidade virtual, de forma a proteger-se da mesma. Devido a isso os utilizadores irão gritar, correr, cair, esquivar e sentir náuseas, ou seja, vão reagir como se aquilo estivesse realmente a acontecer.

 

 

“O problema da desorientação e do enjoo é algo com que os programadores ainda estão a aprender a lidar, porque é um mundo totalmente diferente”, afirma Palmer Luckey, fundador da Oculus VR e do Oculus Rift.

“É muito diferente de programar para um monitor tradicional. Como o cérebro acredita realmente naquilo que está a ver, é necessário pensar em como este vai reagir. Mas isso já estará resolvido na versão final do Oculus Rift, que terá melhor definição, melhores sensores e será mais leve, mais confortável e mais barata. Passamos o último ano a pesquisar e a experimentar, agora já sabemos o que queremos para lançar um grande produto”, disse Luckey antes do lançamento do Oculus Rift (quando o protótipo ainda tinha alguns problemas).

É muito complicado descrever como é a experiência ou o que se sente ao utilizar um dispositivo de realidade virtual. No entanto ainda existem muitas pessoas que confundem realidade virtual com realidade aumentada. O que poucos sabem é como a realidade virtual pode vir a mudar completamente o mundo e a forma como vivemos.

 

#3. Problemas Sociais

 

Como a Realidade Virtual vai mudar o mundo

 

A realidade virtual está a ser e será ainda mais utilizada no auxílio a populações em dificuldades e na resolução de problemas sociais. Devido ao facto de enviar informações ao cérebro de forma tão real, estão a ser realizados congressos em que os participantes utilizam a realidade virtual durante para vivenciarem a experiência de as pessoas que necessitam de ajuda.

Muitas pessoas que não dão importância a estes casos são “convertidas” desta forma, uma vez que ao presenciarem as dificuldades na primeira pessoa mudam as suas ideias e aderem à causa.

 

#2. Revolução tecnológica nos videojogos

 

Como a realidade virtual vai mudar o mundo

 

No que diz respeito aos videojogos (o principal mercado da realidade virtual) não é necessário dizer muita coisa, pois é onde esta tecnologia tem maior destaque e é mais reconhecida. Os jogos jamais serão vistos da mesma forma, principalmente na primeira pessoa. Tudo será diferente e os utilizadores irão viver cada momento da história dos seus jogos. Consegue imaginar conduzir um carro de competição, estar no meio de um tiroteio e muito mais sem sair de casa?

 

#1. Realidade virtual na medicina

 

Como a Realidade Virtual vai mudar o mundo

 

Outra utilidade da realidade virtual é no campo da medicina. Médicos poderão realizar cirurgias à distância, em que um robô, como o sistema cirúrgico da Vinci, executaria a operação fisicamente e o médico, através da realidade virtual realizaria todos os procedimentos a partir de outro local, não importando a distância a que esteja da sala operatória.

Além de cirurgias remotas, também será possível realizar muitos exames à distância, como a endoscopia. No dia 14 de abril deste ano, foi exibida a primeira cirurgia transmitida em directo via Realidade Virtual.

3,604