NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
42 coisas importantes que aconteceram esta semana

42 coisas importantes que aconteceram esta semana

sexta-feira, 14 agosto, 2015 /
42 coisas importantes que aconteceram esta semana

A semana toda, em resumo

*Imagem: Flickr/Lujm92110

1. A Google (Google Inc.) vai passar a ter dona

Chama-se Alphabet Inc. e é liderada por Larry Page. Já a Google passará a ser liderada por Sundar Pichai, actual responsável pelas divisões Chrome e Android. « Fizemos muitas coisas que na altura pareciam loucura. Muitas dessas loucuras têm agora mais de mil milhões de utilizadores, incluindo os Google Maps, Youtube, Chrome e Android. E não parámos por aí », garantem os co-fundadores da empresa numa postagem do blog oficial da empresa.

2. Se é utilizador da versão gratuita do Spotify, trago-lhe potenciais más notícias

Segundo o Digital Music News, a empresa sueca poderá limitar os serviços a utilizadores não-pagantes. Sublinho a palavra-chave "potenciais", uma vez que as fontes do DMN indicam que estão a ser consideradas alternativas que não descartem quem usa a versão gratuita do Spotify. O objectivo é claro: trazer mais utilizadores para o Spotify Premium.

3. Gosta de ver filmes, mas nem sempre tem disponibilidade para estar ao PC?

O João Fonseca do Telemoveis.com sugere-lhe 5 aplicações Android para ver filmes no seu smartphone ou tablet. Depois conte-nos como foi a sua experiência de utilização.

4. Sem necessariamente fugir dos smartphones mas piscando o olho ao universo dos Wearables

A Cicret Bracelet pretende casar o melhor dos dois mundos: tal como se de um filme de ficção científica se tratasse, ela projecta um smartphone virtual no braço do seu utilizador. E sim, é possível interagir com ela. Temos um vídeo que a mostra em acção.

5. Parece que não é só a Apple que se deve preocupar com rumores ou fugas de informação.

A Samsung também foi alvo de uma 'leak' significativa com detalhes sobre os próximos "gigantes" da empresa sul-coreana, que deverão ser anunciados esta semana. O Business Insider mostra-lhe imagens.

42 coisas importantes que aconteceram esta semana

Imagem: Flickr/CCS Insight

6. Quem definitivamente já viu melhores dias foi a HTC.

Apesar do relativo sucesso do HTC One a empresa do Taiwan viu o valor das suas acções descer brutalmente. De facto, a descida foi tão funda que as reservas financeiras da empresa passaram a ser superiores ao seu valor comercial - ou seja, a empresa tem mais dinheiro do que aquilo que vale para o mercado. Uma posição ingrata para se estar, mas que não é estranha dentro do mercado mobile.

7. Em melhor situação encontra-se a OnePlus, que lançou esta semana o OnePlus 2 no mercado indiano.

À semelhança do que acontecia com o modelo anterior, também para o OnePlus 2 são necessários convites. Se se estiver a perguntar por que motivo este telemóvel é tão popular entre os adeptos de smartphones, convido-o a espreitar aqui as suas especificações técnicas. Tudo por valores considerados generosos.

8. Prepare-se, porque eles já aí andam

Refiro-me, claro está, aos rumores sobre o sucessor do(s) iPhone(s) 6(S). O PhoneArena fala-nos, inclusive, de um potencial iPhone 6C. A ver vamos.

9. Quem também se encontra de saúde é o CyanogenMod

Recentemente ultrapassou os 50 milhões de utilizadores. O número, contudo, ainda é pouco expressivo quando comparado com os mais de mil milhões de utilizadores do Android.

10. A dividir opiniões encontra-se o Reddit

Vai passar a ser moderado com mais... convicção. A popular plataforma online vai passar a não tolerar conteúdos que considere racistas.

Reddit-01

Imagem: Flickr/Austin Chod

11. Um pouco fora deste mundo, mas perfeito para a sua hora de almoço

A que saberá uma refeição preparada com vegetais cultivados no Espaço? Os membros da ISS (Estação Espacial Internacional) vão saber responder-lhe a isso, de acordo com a Gizmag.

12. Nunca é demais dizer

Se vai conduzir use o cinto de segurança e não fale ao telemóvel. Convém é recordar-se disto ainda em Agosto, até porque a GNR vai andar especialmente atenta. Quem o diz é o Económico.

13. Se estiver antes a pensar em acessórios

Fique a saber que a Supportview anunciou esta semana a coluna portátil Cambridge Audio G2 para o mercado português. Custa 129 euros, é portátil e vem repleta de opções: Bluetooth, NFC e suporte até quatro smartphones/tablets em simultâneo. « A música torna-se um elemento indispensável para que a diversão esteja sempre garantida ». Decida por si.

14. Vale a pena recuperar a nossa análise ao Elephone S2

« Um surpreendente smartphone da fabricante Elephone », escreve o Telemoveis.com. E não é que rimou?

15. Já no Telemoveis.com

O nosso João Fonseca partilhou algumas dicas sobre Como Restaurar o iPhone. Se estiver a precisar, ou conhecer quem precise, já sabe.

Apple-iPhone-02

Image: Flickr/Gordon Mel

16. Aproveito para o avisar

Prepare-se para ouvir falar muito da Alphabet ao longo dos próximos tempos. Se ainda não sabe nada sobre a nova empresa-mãe da Google, fica a saber que o anúncio foi feito esta semana pelos co-fundadores da gigante norte-americana. Aparentemente apanhou muita gente de surpresa, nós incluídos.

17. E que tal uma notícia para lhe alegrar o dia?

O craque português Cristiano Ronaldo foi esta semana alvo de uma notícia no DN, mas não pelos motivos habituais: houve um Youtuber que se lembrou de 'integrar' o craque no universo de GTA: San Andreas e os resultados foram hilariantes. Há um vídeo e tudo.

18. LOL

Há quanto tempo é que não se deparava com esta icónica expressão? Segundo a Cláudia Bancaleiro, do Público, provavelmente não com a mesma frequência de há alguns anos atrás. A tendência, explica-nos, é a de usarmos expressões como "haha" ou um simples emoji. Que expressão usa com mais frequência?

19. « Diz-nos o que pesquisas, dir-te-emos quem és ».

Não foi necessariamente por estas palavras que o Observador nos chamou a atenção, mas foi através deste artigo que nos fala sobre os hábitos de pesquisa na Google (pelos portugueses). As conclusões são interessantes e podem servir para reflexão sobre os hábitos digitais nacionais.

20. Por cá, e apesar do mês ser de férias, temos andado a experimentar smartphones e acessórios

Os últimos a chegarem às nossas mãos foram o BQ Aquaris M5 e o Powerbank TP-LINK PB50. Se estiver disposto a olhar um bocadinho mais para trás, contudo, convido-o a espreitar as nossas análises ao ao Wiko Bridge 4G.

21. Virando os olhos para o resto do mundo, mas ainda em português

O Tiago Souza do Update or Die decidiu reflectir sobre o seu pós-vida digital. « Se quiser deixar algum legado, há formas muito mais sofisticadas do que manter uma conta no Facebook ». Decida se a posição dele entra em conflito ou concordância com sua.

Facebook-01

Imagem: Flickr/Jeremiah Owyang

22. Estará o Tinder a arruinar as relações contemporâneas?

Não pretendo ser eu a responder-lhe a essa questão, mas antes a deixá-lo reflectir sobre a mesma. Embora, como a Vanity Fair diz, por mais que a geração Millenial fale mal da aplicação, a verdade é que a continua a usar - e muito.

23. Sabia que a melhor tese de doutoramento do mundo (na área do empreendedorismo) foi feita por um português?

Sérgio Costa, investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), recebeu o galardão no passado dia 10 de agosto em Vancouver (Canadá), no Encontro Anual da Academy of Management. O prestigiado prémio - Heizer Award 2015 - foi atribuído pela Academy of Managem ent. Que lhe sirva a si de motivação para o resto do dia.

24. Dentro do tema "férias"

Se estiver a pensar acampar, deixe-me sugerir-lhe o tablet ideal. Chama-se Latitude 12 Rugged Tablet e é produzido pela Dell. Suporta temperaturas severas, tem 12 horas de autonomia de bateria e foi feito para situações mais extremas. « Seja um socorrista ou um aventureiro a escalar um cume pela primeira vez, o Latitude 12 Rugged da Dell foi construído para o desempenho que estes precisam, quando precisam, sem se preocuparem com os obstáculos do seu ambiente ». Só espero que não seja preciso tanto.

25. Já este não é um tablet que queira levar para qualquer lado

Falo do (ainda) hipotético novo iPad mini que a Apple nos poderá ter reservado para breve. As suspeitas partiram do 9 To 5 Mac, que encontrou indícios sugestivos num local inesperado. Pode matar aqui a curiosidade.

Apple-iPad-Mini.01

Imagem: Flickr/ILounge Dot Com

26. E já que o tema é Apple

Aproveito para lhe sugerir que conheça finalmemte os rostos por detrás da famosa Siri, a assistente virtual dos dispositivos da empresa da maçã. O trabalho vem do The Guardian, que para já foi extremamente bem-sucedido em responder à seguinte questão: que telefone usaria a Siri se fosse uma pessoa real? Acredito que não terei que lhe responder.

27. Tudo indica que a união faz a força

Que o digam o Facebook, a Google e o Twitter. Não, não falo propriamente de uma união entre as três gigantes tecnológicas, mas do reconhecimento de um objectivo comum - o da eliminação da pornografia infantil e de conteúdos relativos a abusos sexuais online. Conta-nos o nosso João Fonseca do Telemoveis.com.

28. Agora que mencionei as redes sociais mais famosas do planeta

Estarão elas a deixar-nos mais conectados, ou antes desconectados uns dos outros? Vale a pena revisitar o comentário que a nossa Rute Gil nos deixou no início deste Verão. Já o Paulo Rossas do Telemoveis.com, que é obrigado a conviver profissionalmente com estas plataformas, deixa-nos um apelo: tratem bem os gestores de redes sociais, por favor. Eu, pessoalmente, opto por um meio termo saudável.

29. Vamos falar de Windows 10 para telemóveis?

Se é verdade que por enquanto ainda não existem informações muito detalhadas sobre a próxima plataforma da Microsoft, o prognóstico que o Pedro Simões da Pplware nos deixa hoje publicado serve, no mínimo, para nos aguçar a curiosidade. Ora veja.

30. E que tal transformar o seu smartphone num pequeno projector de hologramas?

Não, não sou eu quem lho vai mostrar como, mas antes o Ricardo Durand da Trendy, que desencantou um vídeo que mostra precisamente como tornar isto possível. « O resto parece magia », como diz o próprio. Sou obrigado a concordar.

31. É uma app portuguesa, com certeza 

Refiro-me à YouBeep, uma aplicação para Android e iOS que foi desenvolvida por uma jovem startup do Porto. A promessa? Fazê-lo perder ainda menos tempo em filas de espera em cadeias de retalho. Vale a pena espreitar, no Telemoveis.com.

YouBeep-01

Imagem: Xhockware/YouBeep

32. Permita-me agora fugir ao habitual e deixar-lhe uma sugestão

Como Agosto é sinónimo de férias para muita gente, e férias em Agosto muitas vezes se traduzem por "praia", recordo-lhe que já começou o festival Sol na Caparica, precisamente na formosa Costa da Caparica - onde a sede do Telemoveis.com fica localizada. Se por sinal se aventurar pelo Festival, deixo-lhe o convite para nos dizer um "olá".

33.O Samsung Galaxy Note 5 é oficial

A empresa anunciou ontem o seu novo topo-de-gama, que por sinal veio acompanhado pelo novo Samsung Galaxy S6 Edge+. E se o Note 5 permanece grande em proporções, há quem ache que os novos esforços da Samsung se estão a afastar daquilo que inicialmente diferenciou a empresa neste mercado. Decida por si.

34. A Nokia pode (mesmo) regressar aos telemóveis 

A empresa finlandesa, que ainda deixa saudades a muita gente, encontra-se (não oficialmente, recordo) à procura de parceiros para produzir os seus futuros smartphones. Um desses parceiros poderá ser um velho conhecido da Apple, a chinesa Foxconn.

35. O que precisa de saber sobre desbloquear telemóveis?

Apesar das condições facilitadoras que já vigoram desde 2010, ainda são muitas as dúvidas que persistem sobre este assunto. Da minha parte, deixo-lhe aqui o meu esforço em tentar trazer maior esclarecimento ao assunto. Um work in progress que espero que lhe seja útil.

DESBLOQUEAR-TELEMOVEIS

Imagem: Flickr/Phiel Roeder

36. Haverá falta de mulheres na Apple?

Apesar da igualdade de oportunidades ser uma questão transversal a várias áreas de negócio, e importante para as maiores empresas tecnológicas do mundo, uma análise recente às práticas de contratação da maior empresa tecnológica do planeta mostra que a Apple ainda está longe de atingir as metas por si idealizadas. O trabalho da Motherboard não se foca apenas em género, mas igualmente nas origens étnicas dos contratados. Vale a pena ler.

37. Poderá um 'Like' no Facebook violar uma ordem de restrição?

Um tribunal norte-americano acha que sim, e inclusive acusou um homem por ter clicado 'gosto' na fotografia de uma ex-namorada sua. O homem estaria, alegadamente, impedido de a contactar. O caso, divulgado pelo Ars Technica, está a servir para levantar algumas questões sérias sobre a fronteira real/digital. Para reflectir.

38. Um Youtuber acusou o Facebook de « mentir, enganar e roubar » para vencer a guerra dos vídeos 

A séria acusação partiu de Hank Green, youtuber profissional, que se diz muito "frustrado" com a rede social de Mark Zuckerberg. Vale a pena conhecer os seus argumentos.

39. Nem todas as polémicas nas redes sociais são relevantes

A opinião e o comentário de Paulo Ferreira, no Observador, chama a atenção para a relevância real que alguns dos assuntos mais mediáticos - online, na comunicação social e nas redes sociais - não têm, o que por sua vez deixa para plano secundário outros assuntos de maior relevância pública. Dá como exemplo o infame caso dos cartazes de campanha eleitoral: « (...) O notório caso dos cartazes de campanha eleitoral não o teria sido há uma década e agora também não o seria se não fosse o impacto das redes sociais. Pouco importa se o caso tem ou não substância política ». Concorda com ele?

40. Será que foi bloqueado no Instagram?

Existem formas de o saber, e o nosso João Fonseca explica-lhe quais são.

41. Jogos clássicos que deixam saudades

Com o fim-de-semana já à porta, deixo uma sugestão de leitura que poderá colocar um sorriso na cara dos mais nostálgicos. A selecção é da Marisa Pinto, da pplware.

42. Por fim, deixe-me propor-lhe um breve escape à realidade

Com as imagens mágicas e coloridas curadas pela Paula Romano, do Update ou Die. Inspiradas em fotografias antigas, a preto & branco, mas transformadas (não tão totalmente quanto isso) através do poder da edição de imagem e da criatividade. O crédito pelo excelente trabalho, naturalmente, pertence a Jane Long, uma fotógrafa australiana que decidiu transformar uma série de fotografias de Costica Acsinte, artista romeno do século XX. Vale a pena perder-se aqui por alguns minutos.

3,113