NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
China: novas medidas para controlar a Internet

China: novas medidas para controlar a Internet

quinta-feira, 27 dezembro, 2012 /
China: novas medidas para controlar a Internet

China considera novas medidas para controlar difusão de informação na Internet.

China: novas medidas para controlar a Internet

Já são vários os governos que tentam controlar a informação que circula pela Internet - o Irão, por exemplo, criou recentemente uma alternativa nacional à World Wide Web. E eis que entra em cena a China, que apesar de não ser nova nestas 'andanças' voltou a dar que falar após terem circulado informações que dão conta que o governo chinês pretende considerar uma nova lei que obriga os seus utilizadores a reportarem os seus nomes verdadeiros às empresas ligadas à Internet e às Telecomunicações.

A justificação, segundo o estado chinês, seria para prevenir que os utilizadores fizessem acusações anónimas e maliciosas online. Esta não seria a primeira medida de 'censura' adoptada pelo governo de Pequim numa tentativa de controlar o comportamento online dos seus cidadãos: gigantes da Web como o Facebook, a Google e o Youtube,  por exemplo, já foram alvos de bloqueios por parte das autoridades chinesas, que optaram por criar alternativas aos populares serviços.

São sem dúvida medidas repressivas e onde quem sai a perder são os utilizadores. O que acham os leitores? Acham que a Internet deve ser regulada? Como vêem esta posição por parte da China? Deixem-nos o vosso feedback!

2,396