NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
CeBIT: Falar ao telemóvel sem emitir sons e fazer-se ouvir

CeBIT: Falar ao telemóvel sem emitir sons e fazer-se ouvir

segunda, 08 março, 2010 /
Investigadores do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, na Alemanha, estão a desenvolver um projecto para criar um telemóvel através do qual já não será preciso falar para se fazer ouvir, o protótipo de novo dispositivo foi apresentado na mostra CeBIT, na Alemanha

O aparelho baseia-se muma técnica chamada electromiagrafia que capta os sinais eléctricos dos músculos. Na actualidade, emprega-se para o diagnóstico de algumas doenças.

O protótipo emprega esta técnica mediante eléctrodos que se colam à cara do usuário para detectar os sinais produzidos pelos músculos implicados na fala. Estes impulsos passam posteriormente para um dispositivo que os regista e amplifica.

Depois, através de Bluetooth, o sinal é transmitido para um computador portátil equipado com um software que permite converter o movimento num texto que, por sua vez, poderá ser lido por um sintetizador de voz.

Leia a notícia completa em CiênciaHoje

Por : Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. - Telemoveis.com
Telemoveis.com on Facebook
Siga-nos no Twitter!
2,572