NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
CeBIT 2009 Espelha Webciety

CeBIT 2009 Espelha Webciety

domingo, 08 março, 2009 /
CeBit é a maior feira europeia de tecnologia no mundo que já abriu as suas portas no passado dia 3 em Hannover na Alemanha. A expectativa é de que o evento de uma semana de duração atraia 495 mil visitantes, apesar da queda de 25% no número de expositores. No entanto, cerca de 300 empresas regressaram ao conjunto de exibidores depois de vários anos, como a Nokia Siemens Networks."Dada a profundidade da crise econômica mundial, o número de 4,3 mil expositores representa um sucesso", disse Ernst Raue, membro do conselho executivo da Deutsche Messe. O tema da edição 2009 gira em torno da sociedade na rede, a Webciety, como é designada, e que vai estar em todos os sectores da feira, desde o software empresarial até às soluções interactivas e móveis nos assuntos mais domésticos. O focus é o resultado do papel preponderante que a internet e os sistemas de comunicações móveis estão a ocupar nas esferas social económica e política através de redes sociais e blogs, conhecimento e entretenimento digitalizado.

Outros temas importantes ganham destaque na CeBit 2009, revelando as necessidades e preocupações da vida quotidiana de mais de 1,5 bilhóes de pessoas que se informam na internet à procura de respostas para as suas questões. Salienta-se o tópico da tecnologia ecológica, favorito nas feiras de tecnologia, uma vez que as emissões de carbono no sector da informática está a ser superior ao da aviação, que fique registado.  Medicina é também um dos temas quentes na CeBit 2009, o elixir da qualidade de vida está agora na procura de soluções tecnologicas cada vez mais eficazes; veja-se o caso da medicina remota conceptualizada para monitorizar os pacientes que estão em casa, exemplo no monitor de pressão arterial que envia os dados directamente para o consultório médico.

A presença Portuguesa na CeBit 2009 foi assinalada por 8 empresas expositoras que partiram em busca de contactos e novas oportunidadaes de negócio. Entre elas estão a Inosat, a iPortalMais, a New Vision, a Digidelta, a New Teck Miranda&Serra, Nonius, Edigma e NDrive.

Do grupo ausente , salienta-se um conjunto de empresas da China, Tawan, Coreia do Sul que segundo Raue já fecharam as suas portas e a Toshiba, a Samsung e a Kyocera que optaram por não aparecer nesta edição CeBit 2009.

Presente esteve, Arnold Schwarzenegger, uma vez que a Califórnia é o Estado-parceiro da CeBIT 2009. Em homenagem Arnold receberá uma estátua do "Exterminador do futuro" que, entretanto, acompanhará o evento.  Por fim, fica a mensagem "implacável" do governador da Califórnia emitida na abertura da CeBit 2009: "Não faz sentido as pessoas ficarem sentadas e lamentarem-se ou reclamarem da recessão económica porque temos de olhar para frente, não para trás" .

A Feira CeBit 2009 decorre até ao próximo dia 8. Até Domingo, ainda vai a tempo de tomar um chá servido pelo robot humanóide Justin na maior feira de Tecnologias de Informação.

 

4,807