NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
CeBIT 2003: está de volta a maior feira de telecomunicações e indústrias das novas tecnologias da informação

CeBIT 2003: está de volta a maior feira de telecomunicações e indústrias das novas tecnologias da informação

quinta-feira, 12 dezembro, 2002 /
Este ano fica marcado pela reorganização do espaço, espectativa quanto aos modelos 3G a apresentar, e por um maior ênfase na fotografia digital.

O sector das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) está cada vez mais optimista em relação ao próximo ano, e aposta numa intensificação da procura. Na conquista de novos mercados, contactos com empresas internacionais e colaboração com parceiros inovadores, esta indústria encontra na CeBIT Hanôver um importante apoio: a maior feira mundial oferece o maior potencial de clientes e uma hipótese de uma possível internacionalização.

A feira proporciona ainda uma panorâmica global sobre as actuais tecnologias do sector das TIC e apresenta os mais recentes desenvolvimentos e aponta na direcção dos novos caminhos pelos quais o sector deverá enveredar no futuro.

A edição de 2003 da CeBIT decorre entre 12 e 19 de Março em Hannover, e irá contar com cerca de 7100 empresas provenientes de 59 países, que deverão ocupar uma área útil de exposição de mais de 380.000 metros quadrados.

Ao todo são 2805 empresas estrangeiras que se inscreveram este ano para participar no evento. Só da região da Ásia e Austrália participam 1162 empresas, mais de 41 porcento da participação estrangeira. A edição anterior trouxe, em termos de visitantes estrangeiros, cerca de 137 mil pessoas a Hannover, sendo que dois mil eram portugueses.

Este evento contará ainda com outro grande atractivo: As Nações Unidas irão organizar um congresso intitulado "Bridging de Global Digital Divide" (Superar as Desigualdades Digitais Globais), onde serão discutidas questões técnicas sobre como trabalhar neste campo com os países em vias de desenvolvimento.

Recorde-se que a CeBIT inclui um total de seis grandes áreas temáticas onde, para além das anteriormente enunciadas, se incluem as de "captura automática de dados, sistemas de visão & processamento de voz", "soluções de engenharia das tecnologias da informação" e "tecnologia de banca & serviços financeiros", e este ano a fotografia digital também estará em presente, de forma concentrada no Pavilhão 1.

As origens

De exposição de "material de escritório" a grande mostruário das NTI
As origens da CeBIT remontam há mais de meio século atrás, a 1947, mais concretamente, quando a empresa promotora, a Deutsch Messe, foi constituída. Durante a década de 50 a feira deu os seus primeiros passos integrada na Feira Industrial de Hannover, como exposição industrial de "material de escritório".

No início da década de 70, a Messe compreendeu a necessidade de autonomizar o evento, que alargou instalações e mudou então a designação para "CeBIT - Center for Office and Information Technology". Com o despontar da década de 80 a CeBIT continuou em crescendo, ocupando o sector das "Tecnologias da Informação" o segundo lugar em número de expositor no seio da Feira de Hannover, em que continuou integrada.

No entanto, e com centenas de expositores deixados de fora por pura falta de espaço, a total independentização do acontecimento acabou por se impor. Assim sendo, em 1986 teve lugar a CeBIT "Premier" - primeira exposição plenamente autonomizada.

Desde então, já lá vão 17 anos, a CeBIT tem tido anualmente lugar, sempre no mês Março.

Referência mundial

A importância da categoria "Telecomunicações", por sua vez, não tem parado de aumentar. Na CeBIT 1986, 190 expositores enquadravam-se na nomenclatura, este ano o número ascenderá a mil e cem, ocupando cerca de um quarto da área de exposição.

O sucesso da CeBIT compeliu os organizadores a realizar eventos similares fora da Alemanha. Foi o caso da CeBIT Asia, na China, do eventos "Blisim" e "AEF Tecnologie and broadcast", nos próximo meses de Setembro e Outubro em Istambul, na Turquia e da CeBIT Austrália, que decorrerá em Sidney.
 

2,959