NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
CeBIT 2002 promete mostrar o melhor das indústrias das novas tecnologias da informação

CeBIT 2002 promete mostrar o melhor das indústrias das novas tecnologias da informação

sexta-feira, 15 fevereiro, 2002 /
Expositores do sector telecomunicações e redes ocupam pavilhões da zona sul e o novo pavilhão 27. Na calha a revelação de uma plêiade de novos modelos. A edição de 2002 da CeBIT decorre entre 13 e 20 de Março em Hannover. Este ano volta a ser batido o número de expositor presentes, com 8152 companhias, mais 59 do que no passado ano, repartidas por um total de 27 pavilhões e 432 mil metros quadrados. De acordo com as expectativas da própria organização o número de visitantes deverá manter-se na casa dos 850 mil.

 CeBIT Apesar da conjuntura não ser especialmente favorável, a CeBIT continua a salvaguardar o seu estatuto como grande evento internacional do sector, com a representação de empresas provenientes de 58 países, com especial e natural destaque para a representação da Alemanha, país anfitrião, seguida da Formosa (555 expositores); pelos Estados Unidos (512) e pelo Reino Unido, em quarto lugar, com 364 expositores.

Em termos organizacionais as novidades deste ano centram-se na redistribuição do espaço com o conjunto dos pavilhões da secção norte da Feira Internacional de Hannover a serem ocupados pelas temáticas concernentes às "tecnologias da informação"; a secção oeste ao "software" e a zona sudoeste às "telecomunicações & redes". No passado os expositores na primeira categoria estavam disseminados pelo conjunto da Feira.

Recorde-se que a CeBIT inclui um total de seis grandes áreas temáticas onde, para além das anteriormente enunciadas, se incluem as de "captura automática de dados, sistemas de visão & processamento de voz", "soluções de engenharia das tecnologias da informação" e "tecnologia de banca & serviços financeiros".

A inaugurar a feira, está já confirmada a presença do primeiro-ministro alemão, Gerhard Schroeder e de Steve Balmer, director executivo da Microsoft. A CeBIT contará ainda este ano, pela segunda vez, com um canal de televisão temático que cobrirá diariamente o evento e deverá também estar disponível sobre a forma de um webcast.

De exposição de "material de escritório" a grande mostruário das NTI

As origens da CeBIT remontam há mais de meio século atrás, a 1947, mais concretamente, quando a empresa promotora, a Deutsch Messe, foi constituída. Durante a década de 50 a feira deu os seus primeiros passos integrada na Feira Industrial de Hannover, como exposição industrial de "material de escritório".

No início da década de 70, a Messe compreendeu a necessidade de autonomizar o evento, que alargou instalações e mudou então a designação para "CeBIT - Center for Office and Information Technology". Com o despontar da década de 80 a CeBIT continuou em crescendo, ocupando o sector das "Tecnologias da Informação" o segundo lugar em número de expositor no seio da Feira de Hannover, em que continuou integrada.

No entanto, e com centenas de expositores deixados de fora por pura falta de espaço, a total independentização do acontecimento acabou por se impor. Assim sendo, em 1986 teve lugar a CeBIT "Premier" - primeira exposição plenamente autonomizada.

Desde então, já lá vão 16 anos, a CeBIT tem tido anualmente lugar, sempre no mês Março.

Referência mundial

A importância da categoria "Telecomunicações", por sua vez, não tem parado de aumentar. Na CeBIT 1986, 190 expositores enquadravam-se na nomenclatura, este ano o número ascenderá a mil e cem, ocupando cerca de um quarto da área de exposição.

O sucesso da CeBIT compeliu os organizadores a realizar eventos similares fora da Alemanha. Foi o caso da CeBIT Asia, na China, do eventos "Blisim" e "AEF Tecnologie and broadcast", nos próximo meses de Setembro e Outubro em Istambul, na Turquia e do "Now 2001", a decorrer em Maio em Sydney na Austrália.

A partir deste Outono, também, vai tornar-se anual a CeBIT Asia, em Xangai, China - estando em curso a construção de uma área de exposições de 230 mil metros quadrados.

A CeBIT de Hannover já conhece agendada para os próximos aanos: de Março de 2003, 24 de Março de 2004 e 1 de Março de 2005.

Notícias relacionadas na nossa: Secção Cebit

17,916