NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Bookshop - Nasce a biblioteca digital da EU

Bookshop - Nasce a biblioteca digital da EU

quinta-feira, 15 outubro, 2009 /
Bookshop - Nasce a biblioteca digital da EU Todas as publicações da UE reunidas num mesmo sítio. A digitalização de 12 milhões de páginas permite disponibilizar gratuitamente mais de 110 000 publicações da UE para descarregamento a partir da biblioteca digital da EU Bookshop. Lançada em 16 de Outubro na Feira do Livro de Frankfurt, esta biblioteca oferece todas as publicações editadas desde 1952 pelo Serviço das Publicações, por conta das instituições, das agências e de outros organismos da UE. Os arquivos do Serviço das Publicações constituem há muito tempo um verdadeiro manancial de história europeia. Publicações como a alocução proferida por Jean Monnet, Presidente da Alta Autoridade, perante a Assembleia Comum por ocasião da primeira sessão de Setembro de 1952 , ou o relatório geral sobre as actividades da Comunidade publicado em francês desde 1953 podem, de novo, ver a luz virtual do dia através da biblioteca digital do Serviço das Publicações. Quotidianamente, novas publicações vêm juntar‑se‑lhes. Segundo Leonard Orban, Comissário responsável pelo Multilinguismo, «A biblioteca digital liberta a memória da União Europeia presa ao papel desde o seu início. Os milhões de páginas agora acessíveis a todos nas 23 línguas oficiais demonstram o empenhamento constante da União Europeia em preservar e promover a história da União na sua diversidade linguística.»

A biblioteca digital do Serviço das Publicações constituiu uma resposta a uma procura crescente de digitalização de publicações esgotadas. Em 2007, o Serviço das Publicações lançou um serviço PDF a pedido, mediante o qual os utilizadores podiam, segundo as suas necessidades, pedir a recuperação de publicações arquivadas e a sua digitalização. A procura foi tão grande que, em seis meses, o serviço estava saturado. Para melhor servir os utilizadores, decidiu‑se digitalizar os volumes mais consideráveis de todo o arquivo.

O resultado - menos de dois anos depois - é uma biblioteca electrónica de mais de 14 milhões de páginas em formato PDF, optimizado para a Web, postas gratuitamente à disposição do público. Constituem esta biblioteca 12 milhões de páginas de publicações históricas digitalizadas e cerca de 2 milhões de páginas de publicações recentes. Ao ritmo de 1600 novas publicações por ano, a EU Bookshop é uma fonte preciosa de informação em aproximadamente 50 línguas para cidadãos, jornalistas, profissionais da educação, estudantes, bibliotecários, editores e todos aqueles que se interessam pela Europa, oferecendo também a possibilidade de encomendar exemplares impressos.

O conteúdo da EU Bookshop vai igualmente tornar‑se acessível através de Europeana, um projecto de digitalização de grande número de importantes bibliotecas e arquivos nacionais europeus. A EU Bookshop completará, assim, as colecções nacionais de Europeana do ponto de vista das instituições da UE.

Em poucas palavras

Tendo em conta o calendário do projecto e a qualidade dos resultados, a biblioteca digital do Serviço das Publicações constitui um dos mais ambiciosos projectos deste tipo no mundo:

  • O total das publicações disponíveis na EU Bookshop é superior a 110 000.

  • Entre Fevereiro de 2008 e Setembro de 2009, foram digitalizadas 12 milhões de páginas.

  • A biblioteca digital representa mais de 370 autores institucionais da UE.

  • Nela estão representadas cerca de 50 línguas: todas as línguas oficiais da UE e, por exemplo, o russo e o chinês.

  • Nos períodos de maior intensidade de produção, foram digitalizadas 1,4 milhões de páginas por mês.

O evento

16 de Outubro: 15:30 ‑ 17:30: Feira do Livro de Frankfurt, Hall 6.2 do Auditório do Centro de Imprensa, Messegelände, Ludwig‑Erhard‑Anlage 1, 60327 Frankfurt.

Oradores:

  • Leonard Orban, Comissário da UE responsável pelo Multilinguismo

  • Claudia Lux, Presidente da Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecários 2007‑09 (IFLA) e Directora‑Geral da Fundação da Biblioteca Central e Regional de Berlim

As fontes:

EU Bookshop:
www.bookshop.europa.eu

Serviço das Publicações da União Europeia:
www.publications.europa.eu

Sítio Web do Comissário Orban:
http://ec.europa.eu/commission_barroso/orban/index_en.htm

Feira do Livro de Frankfurt: Stand do Serviço das Publicações, Hall 8.0 M905
www.buchmesse.de

Europeana

www.europeana.eu

2,425