NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
BitDefender aconselha as famílias para que desfrutem de férias seguras

BitDefender aconselha as famílias para que desfrutem de férias seguras

segunda-feira, 02 agosto, 2010 /
Os riscos durante a época balnear aumentam, com um maior uso do computador e da internet, tanto por parte de adultos como crianças Partilhar

Com as férias escolares as crianças e adolescentes dispõem de muito tempo livre para navegar na internet. A probabilidade de que a segurança do computador possa ser comprometida, e a própria segurança da criança, aumentam.

Porém não são só os menores a serem afectados por este problema. Os adultos também poderão cometer algumas imprudências como usar redes WiFi pouco seguras de aeroportos ou estações, ou utilizar computadores públicos que poderão estar infectados, para realizarem operações importantes (transferência bancárias).

A BitDefender elaborou um conjunto de normas que podem ser seguidas por pais e filhos, de forma a desfrutar de umas férias seguras:

Para proteger os menores
1.     Os programas de Controle Parental são de extrema importância, e uma grande ajuda para manter a segurança dos mais pequenos. Os pais devem entender como funcionam estes programas de forma a protegerem a sua família dos perigos existentes, ao mesmo tempo que dão alguma liberdade fazendo com que os menores não se sintam "espiados".

2.     O computador deverá estar situado numa área comum, como por exemplo a sala de estar, o que facilitará a supervisão de um adulto.

3.     As crianças que têm uma conta ou um perfil numa rede social, como o Facebook, deverão ser ajudados pelos pais a configurar o grau de privacidade da mesma e também a compilar uma lista de pessoas de confiança com quem estas poderão comunicar sem problema.

4.     É importante ter consciência do perigo que representa conhecer alguém através da internet. Os pais deverão sempre acompanhar os filhos onde estes desejem ir, mesmo que se trate de conhecer pessoas da sua idade.    

5.     É necessário ensinar as crianças a protegerem-se e a darem por terminada uma conversa quando esta os incomoda. Se alguém os fizer sentir confusos, receosos, ou ofendidos, mesmo sendo um amigo, os pais deverão fazer com que a criança se sinta confortável o suficiente para falar sobre qualquer tema, ensinando-os a dizerem "não".

6.     Os mais pequenos deverão saber como funcionam os correios electrónicos de forma a que  se saibam proteger do spam, ou de mensagens com conteúdos inapropriados.

7.     No que respeita a jogos online, muitas vezes o antivírus é desactivado durante o período do jogo, por se considerar que consome recursos necessários para o mesmo. Para evitar que o computador fique desprotegido durante esse período de tempo (ou mais, quando se esquecem de o ligar novamente) existem actualmente soluções (Modo Jogo) que permitem jogar, não esquecendo a segurança do computador.

8.     Por último, convém explicar aos mais pequenos que nem tudo o que se vê ou ouve na internet é verdade. Os desconhecidos podem facilmente dar informações falsas a fim de atrair a atenção  dos mais pequenos.

Para os pais
1-     Actualizar o seu software: Quando regressar de férias, caso não tenha levado o seu computador, convém actualizar todo o sistema operativo e programas, de forma a ficar mais protegido.               

2-     Redes WiFi em estações de comboio, camionetas ou aeroportos: Certifique-se de que a rede WiFi a que se vai ligar é segura, e inclua no antivírus um sistema de detecção de intrusos e active o modulo para redes externas e inseguras.    

3-     Tenha um cuidado adicional em cibercafés: Se tiver de consultar um computador publico mude a sua password depois de terminar, de modo a garantir a sua segurança. É muito importante não permitir que a password fique gravada no computador. Se tiver de realizar alguma transferência bancária é mais prudente dirigir-se ao banco mais próximo do que fazer estas operações, introduzindo dados bancários, em redes externas.

Para mais informações sobre a actualidade informática segue a BitDefender Portugal no Twitter: http://twitter.com/BitDefenderPT.

Sobre BitDefender:
BitDefender é uma empresa fabricante de um dos softwares de segurança mais rápidos e eficazes da indústria, certificada internacionalmente. Desde 2001, BitDefender foi incrementando e criando novos patamares de segurança, relativamente a prevenção proactiva de ameaças. Todos os dias BitDefender protege dezenas de milhões de utilizadores tanto no âmbito doméstico como empresarial em todo o mundo - proporcionando a tranquilidade de saber que todas as experiências digitais se realizam de maneira segura.

As soluções BitDefender são distribuídas através de uma rede global de distribuidores em mais de 100 países em todo o mundo. Para mais informações sobre BitDefender e as suas soluções de segurança, visite: www.bitdefender.pt Para além do seu portal de segurança www.malwarecity.com, a BitDefender, oferece informações actualizadas sobre as ameaças de segurança ajudando os utilizadores a manterem-se informados na sua batalha diária contra o malware.


Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. - Telemoveis.com

*** Este texto NÃO foi escrito de acordo com o novo Acordo Ortográfico***

Telemoveis.com on Facebook
Siga-nos no Twitter!
2,914