NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Apple iPad mini: faz sentido ou não?

Apple iPad mini: faz sentido ou não?

quinta-feira, 04 outubro, 2012 /
Apple iPad mini: faz sentido ou não?

Steve Jobs, co-fundador da Apple, opunha-se à ideia de um iPad de 7 polegadas. Mas e Tim Cook, actual director executivo?

O Apple iPad mini tem sido um dos temas mais propensos para rumores ao longo dos últimos meses, tendo estado lado a lado com o iPhone 5 e o Samsung Galaxy S III. Mesmo agora, que a data do seu lançamento supostamente se aproxima, tudo o que continuamos a saber é baseado em rumores e especulações.

Tal como o iPhone 5, também esta versão mini do iPad já surgiu em imagens e, inclusive, em maquetes tridimensionais que nos tentam mostrar qual será o aspecto do novo iPad - que a julgar pela tendência de a Apple se cingir à sua fórmula vencedora, não se deverá afastar muito daquilo que já conhecemos sobre os seus actuais produtos.

Apple iPad mini: faz sentido ou não?

A diferença maior estará, provavelmente, no facto de ser uma versão mais pequena - de 7,85 polegadas, dizem os rumores - que vem procurar destronar concorrentes Android como o Amazon Kindle Fire ou o Google Nexus 7. Mas é precisamente esse formato de 7 polegadas que divide boa parte das opiniões:

Por um lado, é do conhecimento público que Steve Jobs, o co-fundador da actual maior empresa do mundo, se opunha fortemente contra o formato 7 polegadas aplicado a um tablet. Várias foram as vezes em que as suas frases circularam pela web, especialmente por, na sua opinião, esse formato não permitir que os utilizadores tirem partido daquele que é o grande trunfo do tablet - o ecrã. Mas teria Steve Jobs razão, ou melhor, será que a actual direcção da Apple concorda com essa constatação?

Apple iPad mini: faz sentido ou não?

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades - Tim Cook é um gestor mais prático e, talvez, frio que o seu antecessor. O que implica que também as suas ideias serão diferentes, sendo talvez mais capaz de ver o formato de 7 polegadas como um mercado a conquistar. O que faz sentido, se olharmos para a sua bem-sucedida concorrência.

Um formato de 7 polegadas acarreta as suas vantagens e desvantagens, especialmente se tivermos em conta que o mercado dos tablets é relativamente recente e que o seu propósito ainda não se encontra totalmente definido - os tablets servem para quê, afinal? Para navegar na web? Para consumo de conteúdos multimédia? Como ferramenta de trabalho? São questões que, embora aparentem alguma ingenuidade, ainda não têm uma resposta verdadeiramente definida.

Apple iPad mini: faz sentido ou não?

É claro que, em termos práticos, um tablet de 7 polegadas garante sempre mais mobilidade que um de 10.1 polegadas. Na verdade, e face aos smartphones, as 7 polegadas talvez sejam o meio termo ideal - garantem mais portabilidade/mobilidade que um tablet maior, e é certamente mais interessante para consumir conteúdos e navegar na web que o ecrã de um smartphone.

A grande questão, por sua vez, é: faz sentido haver um iPad mini, ou não? Na nossa opinião sim, e achamos que vai ser um produto que poderá vir a influenciar o próprio percurso da Apple daqui em diante. Até à data, a Apple nunca foi uma empresa para seguir tendências, mas antes para lhes deixar a sua marca. Caso o iPad mini se venha a tornar realidade, vamos estar a assistir à intromissão da empresa num mercado que não é propriamente o seu - mesmo que o tenha ajudado a conceber.

Publicidade

E isso poderá ser um factor decisivo para o seu futuro. Por crermos que a Apple está a assumir uma nova direcção com a direcção de Tim Cook é que acreditamos o iPad mini tem fortes probabilidades de se vir a tornar realidade brevemente.

Mas será que essa direcção é a certa? Isso já não saberemos dizer. Mas implica correr o risco de se tornar mais previsível.

Veja também:


  Preparados ou não, o iPad mini está mesmo por aí


Apple iPad mini - vídeo

 


  Apple iPad mini, vídeo mostra maquete em 3D

 

4,561