NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Apple iPad mini: canibal ou bom companheiro?

Apple iPad mini: canibal ou bom companheiro?

quinta-feira, 15 novembro, 2012 /
Apple iPad mini: canibal ou bom companheiro?

Será o Apple iPad mini um canibal ou um bom companheiro? Analistas do Cowen Group afirmam que iPad mini é, para Apple, um pouco dos dois.

O Apple iPad mini tem sido, no mínimo, um tablet algo controverso. Criticado por ser considerado uma versão 'mini' do iPad 2, com preços ainda assim relativamente elevados, também a questão da canibalização para com os outros iPads tem sido abordada. É, na verdade, um conceito bastante presente actualmente - que as vendas do iPad mini vão ter impacto nas vendas dos restantes tablets da Apple, mesmo que à partida sejam de categorias diferentes. A questão é se essa canibalização por parte do iPad mini é uma coisa boa ou má para a Apple.

Apple iPad mini: canibal ou bom companheiro?

A julgar pelos dados divulgados pelo Cowen Group, que realizou um inquérito a cerca de 1225 consumidores norte-americanos, o Apple iPad mini traz mais vantagens à Apple do que desvantagens. Senão vejamos: desses 1225 inquiridos, cerca de 12% afirmaram a intenção de adquirir um mini iPad ao longo do próximo ano e meio. Mais de metade dos que tencionam adquirir um iPad mini referiram igualmente que este será o seu primeiro tablet, ao passo que 83% do total de inquiridos afirma que esta aquisição não pretende substituir outro dispositivo.

Dos 17% que referiram que o iPad mini irá substituir outro despositivo, apenas 29% referiram que o dispositivo a ser substituído era um iPad de 9.7 polegadas. O iPad mini cria mais procura do que canibaliza, afirma Matthew Hoffwman, analista da CowenJá que 52% dos pretendentes ao mini no nosso inquérito referiram não possuir um tablet de qualquer tipo, nós vemo-lo bem posicionado, além de provavelmente penetrar em novos segmentos de baixa gama.

Apple iPad mini: canibal ou bom companheiro?

E quanto a canibalizar as vendas dos restantes iPads? Sem dúvida que vai roubar algumas vendas ao iPad 4, mas o seu preço baixo é uma ferramenta importante para atrair a atenção de novos clientes, acrescenta.

Canibalizando as vendas ou não, o iPad mini seria um passo essencial na estratégia da Apple, pelo menos para competir com tablets de 7 polegadas como o Amazon Kindle Fire ou o Google Nexus 7. Também a popularidade destes tablets começa a apresentar uma tendência para se afirmar face aos seus 'irmãos mais velhos', de 9 polegadas, e talvez o Apple iPad mini venha contribuir para que estes números cresçam mais depressa. O que acham os leitores? Deixem-nos o vosso feedback!

3,916