NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Apple. Descoberta falha de segurança nos Mac’s

Apple. Descoberta falha de segurança nos Mac’s

quinta, 04 junho, 2015 /
Apple. Descoberta falha de segurança nos Mac’s

Se é detentor de um Mac, esta informação é importante.


Um dos alicerces pelo qual a Apple é conhecida assenta precisamente na segurança que impõe nos seus produtos, característica que vale novos consumidores à empresa constantemente. Desta forma, descobrir vulnerabilidades nos sistemas operativos da empresa da maçã pode ser uma tarefa algo complexa, dada a importância que a empresa atribui a este sector em particular.

No entanto foi recentemente descoberta uma falha/vulnerabilidade que pode comprometer o sistema operativo nos Mac’s anteriores ao segundo semestre do ano passado, especificamente no que respeita ao software que gerencia o modo de suspensão.

A explicação é a seguinte: o código fica retido na BIOS, que por norma não pode ser modificada, apenas lida. Após o Mac sair do modo de suspensão, a vulnerabilidade encontrada permite a alteração e consequente infecção do código.

Através da exploração desta vulnerabilidade, as mentes mais mal intencionadas podem injectar malware e consequentemente comprometer o sistema via introdução de rootkits (código malicioso), que por sua vez irá esperar até que o sistema retorne do modo de stand-by para poder aproveitar a falha de segurança.

Até à data, a Apple ainda não se pronunciou sobre o assunto. Espera-se contudo que a empresa da maçã disponibilize algum patch oficial em breve, de forma a conseguir contornar/resolver a vulnerabilidade em questão. Até lá, é aconselhável aos utilizadores evitarem o modo de suspensão quando possível, de modo a não correr riscos desnecessários.
2,918