NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Altice Portugal em mais uma incursão pelo interior do país

Altice Portugal em mais uma incursão pelo interior do país

terça-feira, 19 fevereiro, 2019 /
Altice Portugal em mais uma incursão pelo interior do país

The Rent Zone - Aluguer de Dispositivos Tecnológicos

Altice Portugal leva cobertura de 70% de fibra ótica à Guarda, em segunda vaga de investimento.

 

  • Presidente Executivo da Altice Portugal no interior do país para anunciar cobertura de fibra ótica no Concelho da Guarda e para inaugurar mais uma Cabine de Leitura em Mêda;
  • Após novo investimento, o Concelho da Guarda ficará com uma cobertura de fibra ótica de cerca de 70%;
  • Segunda vaga de investimento infraestrutura totalmente Casal de Cinza, freguesia da Guarda, respondendo a apelo do pai do primeiro satélite português, o Engenheiro Fernando Carvalho Rodrigues.

 

Depois de, em 2018, no âmbito do projeto do Maciço Central, ter sido responsável por um investimento que cobriu inúmeros municípios do distrito da Guarda, a Altice Portugal regressa agora ao interior para dar mais um importante passo no que diz respeito à infraestruturação de fibra ótica em todo o país, numa ação que marca a segunda vaga de investimento na região.

Em junho de 2018, o pai do satélite português, o Engenheiro Carvalho Rodrigues, lançou um apelo que visava a sua inclusão naquilo que considera ser “a aldeia global” que a internet permite nos dias de hoje, uma vez que em Casal de Cinza, freguesia do Concelho da Guarda onde vive, não tinha suficiente cobertura de rede.

A Altice Portugal não ficou indiferente a este apelo e não só se mostrou disponível como resolveu a questão, garantindo agora uma cobertura de 100% de rede de fibra ótica a esta freguesia, bem como várias outras do Concelho, num total de cobertura de aproximadamente 70%.

Para assinalar este marco, decorreu hoje uma sessão pública de apresentação de novas infraestruturas de energia e comunicações para o Concelho da Guarda que contou com a presença de João Azevedo Galamba, Secretário de Estado da Energia, do Presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, bem como do Engenheiro Carvalho Rodrigues.

 

Na sua intervenção, Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal, refere que «esta é mais uma incursão da Altice Portugal no território nacional e no interior do país. O dicionário diz que incursão significa uma invasão de gente armada em determinado território. Se não interpretarmos de forma literal esta expressão, é isso que a Altice Portugal efetivamente faz nestes territórios: armada de investimento, de inovação e de responsabilidade social, para combater a guerra da desertificação e das dissimetrias regionais.» Dando continuidade à sua aposta no investimento no território do interior, a Altice Portugal vai «realizar uma nova vaga de investimento neste concelho, uma nova vaga que se vai consubstanciar no alargamento da rede de fibra ótica que já temos na Guarda mas que vai continuar a crescer. Uma rede de fibra ótica que vai atingir ainda este ano 70% do seu território, com algumas freguesias a chegar próximo dos 100%.»

Esta intervenção no interior do país está em linha com a estratégia que a Altice Portugal tem adotado ao nível do investimento, da inovação, da intervenção social e da proximidade. Estes têm sido alguns dos principais pilares de suporte que levam a Altice Portugal a todos os cantos do país sem distinção e a concretizar um contributo que considera crucial para promover a igualdade de oportunidades.

Esta é uma aposta que não é apenas tecnológica e que visa atenuar as dicotomias territoriais através do desenvolvimento das economias locais, da criação de emprego e da atração de investimentos por outras entidades, que consequentemente se traduzem em mais e melhores oportunidades para regiões em que mais nenhuma empresa privada investe como a Altice Portugal.

O investimento agora protagonizado pela Altice Portugal contribui ainda para aquele que é um dos principais objetivos da empresa no que concerne à infraestruturação de fibra ótica em Portugal: cobrir 100% do território nacional até 2020, o correspondente a 5,3 milhões de casas em 308 Concelhos e mais de 27 mil locais.

 

João Azevedo Galamba, Secretário de Estado da Energia, enaltece que «os avultados investimentos que hoje celebramos são de grande importância nacional e regional, na medida em que promovem a coesão territorial, através de novas oportunidades de desenvolvimento socioeconómico deste concelho e representam também um apoio às unidades industriais e mostram que se pode contrair uma tendência de declínio de investimento no interior. E por isto, agradeço à Altice Portugal.»

Já o Presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, sublinha o seu apoio ao trabalho realizado pela Altice Portugal no âmbito da Televisão Digital Terrestre (TDT), através do investimento em recursos tecnológicos, operacionais e financeiros nesta plataforma: «estando em defesa do papel da atividade reguladora, não pondo em causa o serviço, um serviço bastante importante para as comunidades.»

Nesta passagem pelo interior do país, a Altice Portugal, através da Fundação Altice, inaugurou ainda mais uma Cabine de Leitura no âmbito do projeto de reabilitação de cabines telefónicas antigas que tem passado por várias zonas do país. Desta vez o destino foi Mêda, no distrito da Guarda, onde a partir de hoje todos os habitantes passam a ter acesso a uma variedade de obras literárias naquilo que é considerada uma microbiblioteca, a mais pequena biblioteca do mundo.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Mêda, Anselmo Sousa, «É com enorme satisfação que recebemos esta iniciativa da Altice Portugal, de transformar estes espaços, que antigamente eram espaços de referência do nosso Concelho, em Cabines de Leitura. É um incentivo à leitura, é um incentivo ao contacto com o livro.»

Este projeto tem passado por vários pontos do país – Continente e Ilhas – sob o mote “Levar, doar, ler, devolver” e demonstra a preocupação da Altice Portugal no que toca ao investimento em áreas como a educação, o desporto, a cultura, a responsabilidade social, entre outras.

 

1,110