NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
A Tecnologia muda a forma como vemos o mundo

A Tecnologia muda a forma como vemos o mundo

segunda-feira, 02 fevereiro, 2009 /
O Human Interface Technology Laboratory (HITLab) desenvolve e comercializa tecnologia com o objectivo de melhorar a interação humana com o computador. Ao fazer isso o Hitlab acredita estar a libertar o poder da inteligência humana. O HITLab realiza pesquisa com novas tecnologias emergentes, tais como Realidade Aumentada, Videoconferência Next Generation, Visualização Imersiva e Interfaces Perceptual User. Design de técnicas Interactivas são utilizadas para adaptar estas tecnologias às necessidades dos utilizadores finais e solucionar as questões do mundo real.

A Realidade Aumentada é um subconjunto da Realidade Virtual que trata da modificação do mundo virtual pela sobreposição (fusão) de objectos virtuais.

Para que as imagens do mundo real e virtual possam ser registradas (fundidas na posição correcta) é preciso que a posição e orientação da câmara seja rastreada constantemente (tracking). A maioria das aplicações de Realidade Aumentada utiliza técnicas de Visão Computacional para realizar o tracking.

A Realidade Aumentada pode ser classificada em 4 grupos principais segundo o tipo de display utilizado.

Optical See-Trough AR: utiliza capacetes de Realidade Virtual (HMD) transparentes para apresentar o ambiente virtual directamente sobre o mundo real. Video See-Trough AR: utiliza capacetes de Realidade Virtual (HMD) opacos com câmaras de vídeo para apresentar imagens misturadas do mundo real e o ambiente virtual. Monitor Based AR: utiliza monitores convencionais de computador (desktop) ou portáteis (Palm/PocketPC) para apresentar imagens misturadas de vídeo e ambientes virtuais. Projector Based AR: utiliza os objectos reais do mundo como superfícies de projeção para o ambiente virtual.

O objectivo final é melhorar a experiência do utilizador com a tecnologia.

Ora veja os vídeos!


3,040