NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
A Portugal Telecom lança iniciativa para utilização segura das tecnologias de informação

A Portugal Telecom lança iniciativa para utilização segura das tecnologias de informação

quinta-feira, 29 abril, 2010 /
A Portugal Telecom lança iniciativa para utilização segura das tecnologias de informação Comunicar em Segurança - um novo projecto de voluntariado empresarial coordenado pela Fundação PT Partilhar

A Portugal Telecom lança o "Comunicar em Segurança", um novo projecto de voluntariado empresarial coordenado pela Fundação PT, que tem como objectivo alertar a comunidade educativa para a utilização correcta e segura das tecnologias de informação e partilhar com alunos e professores conhecimentos essenciais para uma utilização segura e responsável da Internet e do telemóvel.

No seguimento da sua política de Responsabilidade Social e consciente dos alertas que têm surgido sobre a iliteracia nas tecnologias de informação, a Portugal Telecom dá, mais uma vez, o seu contributo para a promoção da inclusão digital através deste projecto. Dirigido a alunos e professores do Ensino Básico e Secundário, o "Comunicar em Segurança" foi concebido de modo a aproveitar as especiais qualificações profissionais dos voluntários PT no que se refere à utilização das tecnologias da informação e aos riscos a ela associados. Após formação específica, serão os colaboradores da Portugal Telecom os responsáveis pelas diferentes sessões de sensibilização nas escolas.

Para participar neste projecto, basta que as escolas ou turmas que queiram aprender mais sobre a utilização segura da Internet e do telemóvel se inscrevam através do site http://seguranca.sapo.pt/comunicaremseguranca/, até ao próximo dia 7 de Maio. As acções terão lugar até ao final do corrente ano lectivo.

Portugal TelecomParalelamente, e com o objectivo de estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em equipa, o "Comunicar em Segurança" lança um passatempo com o mesmo nome, composto por dois desafios. Um deles - Tecnologias de Informação - consiste na apresentação de um trabalho temático desenvolvido por equipas de alunos enquadrados por um professor e é indispensável para participar no passatempo. O outro - Escola Solidária - é facultativo e pretende fomentar o espírito solidário dos alunos em relação à comunidade em que se inserem.

Com prémios também para os alunos, o desafio Tecnologias de Informação vai permitir à escola vencedora, no caso do ensino secundário, receber até 5 mil euros em equipamento informático; já o desafio Escola Solidária prevê um apoio de até 2.500 euros a instituições identificadas pelas equipas vencedoras.

O projecto agora implementado teve já um período de teste e consolidação, através de uma acção piloto com vinte voluntários da Portugal Telecom que, em equipas de dois, percorreram escolas do ensino básico e secundário da zona de Lisboa. O retorno positivo obtido - com mais de 75% dos participantes a afirmarem terem adquirido conhecimentos claros com estas acções e mostrando interesse em continuar a aprofundar estes temas - levou a Portugal Telecom a lançar este desafio aos seus colaboradores a nível nacional.

O "Comunicar em Segurança" junta-se assim a um conjunto alargado de iniciativas desenvolvidas no âmbito do Programa Aurora, um banco de horas de voluntariado empresarial destinado a colaboradores da Portugal Telecom, coordenado pela Fundação PT, permitindo-lhes participar, até 5 dias por ano, durante o horário normal de trabalho, em projectos de desenvolvimento social, sem perda de retribuição nem reflexos na assiduidade.

Operadores de telecomunicações, fornecedores de conteúdos, autoridades nacionais e regionais, ONGs, educadores e pais, todos têm um papel importante a desempenhar com vista a assegurar que os serviços TIC e a sua utilização sejam cada vez mais seguros. Este é mais um exemplo de como a Portugal Telecom desempenha o seu.

*** Este texto NÃO foi escrito de acordo com o novo Acordo Ortográfico***


Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. - Telemoveis.com

Telemoveis.com on Facebook
Siga-nos no Twitter!
2,655