NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
A NSA esconde software de vigilância em discos rígidos

A NSA esconde software de vigilância em discos rígidos

terça-feira, 17 fevereiro, 2015 /
A NSA esconde software de vigilância em discos rígidos

Depois do escândalo causado por Edward Snowden, chega-nos agora esta autêntica “bomba”. 


 

A NSA (National Security Agency) já é conhecida por si só, como uma das maiores agências governamentais dos Estados Unidos.

Ficou ainda mais conhecida depois de Edward Snowden ter denunciado o programa PRISM, que consistia numa vigilância consistente por parte da agência relativamente aos conteúdos procurados e explorados na internet por parte da população em geral, que veio dar aso ao surgimento de várias questões relacionadas não só com a invasão de privacidade como também questões éticas e morais relacionadas com a aplicação deste género de vigilância sob os utilizadores.

Mas o caso parece ser pior do que se pensava.

Ao que tudo indica, a NSA incorpora spyware em variados discos rígidos de marcas de renome como a Seagate, a Western Digital e ainda a Toshiba, que permitem à agência coleccionar informações e mapear redes que de outra forma não seria possível de fazer.

Esta técnica foi detectada pela empresa Kaspersky Labs, de que já aqui falámos recentemente.

Ainda mais se afirma que o spyware embutido nos disco rígidos não é de fácil detecção, pois o mesmo não está instalado em partições comuns.

A NSA até à data, ainda não comentou nada acerca destas acusações.

No entanto dadas as informações que já surgiram nos media – principalmente devido à denúncia do programa PRISM -, a serem verdadeiras estas alegações, seguramente já não seria nada de estranhar. 


 

3,536