NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
3G pública na Exponor

3G pública na Exponor

quinta-feira, 09 maio, 2002 /
A TMN apresenta ao público o seu sistema UTMS na Feira Portugal Media/Fenasof 2002, a decorrer na Exponor. Faltava muito pouco para as 11 e meia da manhã, quando António Soares, administrador da TMN, deu início à primeira chamada pública UMTS no Porto. Utilizando uma BTS (Base Station) local da Alcatel, que cobriu somente a área da Exponor, o operador móvel da Portugal Telecom demonstrou como serão as comunicações de terceira geração, quando o serviço for lançado ao público.

O CTO (Chief Technical Officer) da TMN, Mendonça Ferreira, em Cascais, foi o receptor da chamada UMTS. O objectivo era dar uma ideia aos presentes do que são, de facto, comunicações móveis de terceira geração, tirando partido do som e imagem que este novo sistema disponibiliza. A imagem estava definida, mas com um ligeiro atraso em relação ao som que, por sua vez, era de uma qualidade superior à rede vulgar GSM.

O aparelho usado (tanto no Porto como em Cascais), um Mitsubishi, tinha câmara incorporada no canto superior direito do aparelho e as suas dimensões não fugiam do tamanho regular de um telemóvel GSM. A única desproporção visível era a diferença entre a área ocupada pelo ecrã, quando comparada com o teclado. O peso também se encontra dentro das medidas standard, pelo que, no seu conjunto, e dadas as suas capacidades, poderia aceitar-se. No entanto, há outros modelos que serão comercializados quando o serviço entrar em vigor para todos os clientes que decidirem optar pelo 3G, que oportunamente iremos referir.
3,494