NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
15 anos de Google: o que aconteceu desde que a Google foi fundada em 1998?

15 anos de Google: o que aconteceu desde que a Google foi fundada em 1998?

sexta-feira, 27 setembro, 2013 /
15 anos de Google: o que aconteceu desde que a Google foi fundada em 1998?

A Google celebrou hoje 15 anos desde que foi oficialmente fundada como empresa, a 27 de Setembro de 1998

Caso ainda não tenha acedido hoje ao motor de busca da Google, fique já a saber: a gigante norte-americana celebrou hoje, através de um Doodle interactivo, o seu 15º aniversário desde a fundação da empresa. A 27 de Setembro de 1998 Sergey Brin e Larry Page, na altura dois estudantes em doutoramento pela Universidade de Stanford, criaram aquela que viria ser uma das maiores gigantes tecnológicas da actualidade dentro de uma garagem na Califórnia.

Mas como é que a Google saiu de uma garagem e chegou aos computadores e smartphones de quase todo o mundo?

15 anos de Google: o que aconteceu desde que a Google foi fundada em 1998?

Se não estiver online, não existe

Setembro de 1998 foi um mês atarefado e importante para a história da empresa. Os co-fundadores da empresa registaram o domínio Google.com, colocaram o seu website online e procuraram escritórios para a empresa, que na altura já necessitava de sair da garagem onde foi oficialmente fundada. A empresa adoptou o nome Google para simbolizar a possibilidade de organizar uma quantidade de informação infinita e disponível online, de forma construtiva e para dar resposta às necessidades dos seus utilizadores.

Antes da Google existia a Yahoo!

Até ao ano 2000 a Google era uma empresa relativamente desconhecida, e o mercado das buscas online, antes de ser como o conhecemos hoje, pertencia à Yahoo!. De facto, foi uma parceria de buscas entre a Google e a Yahoo! que permitiu à empresa dos "Google guys" dar os primeiros passos necessários para a se tornar na entidade que é hoje.

A relação, contudo, acabou por se tornar mais turbulenta entre as duas tecnológicas. Após várias disputas por patentes, entre tantas outras, a Google e a Yahoo chegaram a acordo em 2004. Esta disputa esteve na origem da criação do Google AdWords.

Google-01

Como ganhar dinheiro exibindo resultados de busca?

A resposta é praticamente senso comum: publicidade e banners online. De facto a Google não veio inovar nesta ideia, mas inovou no formato e na forma de o tornar rentável: através do AdWords a Google conseguiu simplificar o processo para todos os anunciantes e eliminou a necessidade de intermediários (a Google) no que diz respeito à exibição de publicidade.

Este formato permitia aos anunciantes gerirem os seus blocos de publicidade online e passou a incluir a possibilidade de personalizar os anúncios aos resultados de busca, não sendo baseados em rotações aleatórias. Desta forma a Google conseguiu aumentar as suas receitas ao gerar "leilões" para as melhores colocações de texto publicitário.

A ideia deu origem a uma nova indústria, seguida entretanto pela Yahoo! e pela Microsoft. Em 2012 rendeu à Google receitas na ordem dos 42,5 mil milhões de dólares.

15 anos de Google: o que aconteceu desde que a Google foi fundada em 1998?

Como a Yahoo! e a Google voltaram a fazer as pazes

Depois da Google, a nova melhor amiga da Yahoo! passou a ser a Microsoft. As duas gigantes juntaram forças em 2013 numa parceria que garantia que a empresa do Windows fornecia à Yahoo o algoritmo e a plataforma de buscas paga. O produto era premium e foi aprovado por legisladores norte-americanos e europeus no início de 2010.

A chegada da ex-Google Marissa Mayer, contudo, veio mudar o cenário - a actual directora-executiva da Yahoo! decidiu que o acordo não garantia à sua empresa a quota de mercado ou as receitas necessárias, e decidiu embarcar num novo acordo global, não-exclusivo, de publicidade com a Google. Isto decorreu no início deste ano.

Resultados de Busca na Google

Os resultados de busca que vemos diariamente no motor de busca da empresa nem sempre foram do agrado de todos, o que valeu à Google alguns processos legais em tribunal e a acusação de favorecer os seus próprios serviços em detrimento da concorrência, ou de discriminação religiosa e política.

15 anos de Google: o que aconteceu desde que a Google foi fundada em 1998?

Introduzindo a pesquisa por imagens

Provavelmente a esta hora já está tão habituado a pesquisar por imagens no Google que nem se recorda de quão difícil era procurar por determinadas imagens online. Este problema foi resolvido em 2011 quando a Google introduziu uma nova funcionalidade que permitia a busca por imagens e a utilização de uma imagem para pesquisarmos por outras semelhantes.

Rentabilizar websites: como foi possível?

Começou com a introdução do AdSense, que permitia exibir publicidade em websites detidos por terceiros. Estes anúncios estiveram acessíveis a todos os detentores de websites, que para gerarem receitas teriam que receber cliques nos anúncios publicitários. O papel da Google neste caso foi mais administrativo e de manutenção, mas permitiu aos anunciantes expandirem o alcance dos seus blocos publicitários.

O AdSense gerou, em 2012, cerca de 2.88 mil milhões de dólares em receitas, ou 27% do total de receitas da Google.

15 anos de Google: o que aconteceu desde que a Google foi fundada em 1998?

O acesso à informação através dos smartphones

A Google não foi a primeira empresa a permitir realizar pesquisas por informação num dispositivo móvel, mas ajudou a catapultar este segmento que actualmente lidera com a sua plataforma Android. Actualmente já não confiamos exclusivamente num computador pessoal para pesquisarmos por informações importantes, e todo um segmento evoluiu por haver necessidade de consumir conteúdos e informação enquanto nos deslocamos.

E por mencionar ficam muitos outros dos serviços icónicos da empresa, que incluem o popular Gmail, os Google Maps e o sempre-a-crescer Google Street View, entre outros.

5,268