NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo

Sugestão: CamScanner transforma o seu smartphone num scanner

quinta-feira, 20 março, 2014 /
Sugestão: CamScanner transforma o seu smartphone num scanner

Chama-se CamScanner e é uma prática aplicação para Android, iOS e Windows Phone que permite digitalizar documentos em papel e convertê-los para JPG ou PDF - tudo no seu tablet ou smartphone

Quantas vezes não recorreu à câmara digital do seu smartphone para digitalizar documentos ou informações disponíveis em folhas de papel? Se tiverem sido muitas vezes, não é o único - cada vez mais os nossos smartphones funcionam como alternativas acessíveis aos scanners, com o benefício de caberem dentro do seu bolso.

Só que, ao contrário de um scanner convencional, nem sempre os documentos digitalizados apresentam a qualidade que gostaríamos que tivessem. Se forem fotografias tiradas em condições de pouca luminosidade, por exemplo, a qualidade pode ser muito inferior à de um scanner convencional - o que pode obrigá-lo a ter que voltar a digitalizar o seu documento, especialmente se tiver que o utilizar em ocasiões burocráticas.

Porque não tentar combinar o melhor dos dois mundos? A qualidade de uma digitalização feita por um scanner mais convencional, em formato digital (PDF ou JPG), feita a partir da câmara digital do seu fiel companheiro, que pode utilizar em qualquer hora e em qualquer lugar. Esta é a proposta da CamScanner, uma popular aplicação para digitalizar documentos com o seu aparelho - seja ele um tablet ou smartphone Android, iOS ou Windows Phone 8 - que também os converte automaticamente em PDF ou JPG.


Mais Telemoveis.com

Cloak para Apple iPhone: uma aplicação para evitar conhecidos indesejados
Sony Xperia Z2 Tablet: primeiras impressões
Google anuncia Android Wear, oficializa aposta nos wearable devices


Na redacção do Telemoveis.com utilizámos a versão para Android e Windows Phone 8. No caso da versão para o sistema operativo da Microsoft foi necessário efectuar um registo de utilizador antes de começarmos a usar a aplicação, enquanto que no Android conseguimos contornar este passo e simplesmente começar a digitalizar documentos a nosso bel-prazer.

A CamScanner está disponível gratuitamente para todas estas plataformas (iPhone e iPad incluídos) e disponibiliza uma interface de utilizador simples que, de certa forma, nos recordou de uma outra aplicação concentrada na câmara digital  - a FOAP, para rentabilizar fotografias tiradas por telemóvel - que também já cobrimos aqui no Telemoveis.com.


Mais Telemoveis.com

HotelTonight chega a Portugal, já está disponível para download
Sugestão Android: Como guardar mapas do Google Maps para consulta offline?
Não vem aí um Samsung Galaxy S5 premium, segundo o CEO


Os documentos digitalizados ficam guardados no aparelho e podem ser acedidos a partir do menú "My Docs", que disponibiliza uma lista - que pode ser exibida também em formato grelha - de todos os documentos que o utilizador já scannou com a câmara do seu dispositivo. A aplicação permite partilhar documentos entre utilizadores, mas para termos acesso a esta funcionalidade é necessário efectuarmos um registo.

Como alternativa podemos simplesmente enviar os ficheiros digitalizados através de e-mail, ou partilhá-los via Dropbox. Os utilizadores registados na aplicação acedem, contudo, a um serviço de armazenamento da cloud disponibilizado pela empresa que desenvolveu a aplicação (a empresa disponibiliza 200 MB gratuitos).

Também podemos associar tags aos documentos digitalizados - para o caso de termos vários documentos guardados - de forma a ordená-los por categorias.


Mais Telemoveis.com

Xiaomi Hongmi 2: um Android octa-core acessível
LG G Flex: as nossas primeiras impressões
Mulheres dominam redes sociais, de acordo com infográfico


A aplicação é gratuita, mas disponibiliza uma variante premium (paga) que oferece duas modalidades distintas de pagamento: 5 dólares mensais, ou 50 dólares anuais. Os utilizadores que optarem por adoptar esta modalidade paga terão direito a alguns benefícios, tais como a capacidade de converterem os documentos digitalizados em documentos de texto editáveis, ou 10 GB de espaço extra na Cloud, entre outros.

Sugestão: CamScanner transforma o seu smartphone num scanner

6,789