NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo

Sony Xperia Z2 Tablet: primeiras impressões

quarta-feira, 19 março, 2014 /
Sony Xperia Z2 Tablet: primeiras impressões

A Sony introduziu ontem em Lisboa as suas novidades relativas ao mercado português em 2014. Uma dessas novidades inclui o novo tablet Android da empresa, o Sony Xperia Z2 Tablet, que chega ao mercado em Março

As primeiras coisas em primeiro lugar: não tivemos oportunidade de passar muito tempo com o novo tablet da Sony, uma vez que o evento foi mais generalista (relativo a diversas categorias de produtos, não apenas mobile). Mas passámos tempo suficiente para formularmos algumas primeiras impressões sobre o regresso da empresa ao mercado dos tablets. Isto significa que a opinião manifestada neste artigo é baseada unicamente nessa experiência de utilização, e não reflecte de nenhuma forma uma utilização mais aprofundada deste equipamento (que esperamos poder detalhar futuramente, numa análise mais detalhada).

Houve duas coisas que se destacaram de imediato no novo tablet da Sony: a primeira foi o seu peso, ou falta de. O Sony Xperia Z2 Tablet pesa 426g, mas a sensação que nos transmitiu foi de que pesava menos do que o que estes valores sugerem. De facto achámos o tablet da Sony suficientemente leve para o conseguirmos utilizar com uma só mão, mas o seu design não o permite (não esquecer que o formato é de 10,1 polegadas).

Comparativamente ao seu antecessor, contudo, a diferença é notável - o Sony Xperia Z Tablet pesava 495g, mas contrabalançava o seu peso com um design que distribuía o seu peso e levava os utilizadores, intuitivamente, a segurá-lo numa posição standardizada.

? LG G Flex: as nossas primeiras impressões

? Samsung Galaxy S5 vs LG Nexus 5

? Samsung Galaxy S4 vs Samsung Galaxy S5

A segunda foi o seu design ultra-fino e elegante, aliado a especificações técnicas em linha com a maioria dos topos-de-gama da actualidade. Uma breve contextualização do Sony Xperia Z2 Tablet revela-nos um aparelho com um ecrã de 1200 x 1920 (224 ppi, mas neste segmento de mercado dificilmente encontramos uma densidade de píxeis muito superior), 3 GB de RAM e um processador quad-core com 2.3 GHz. Vai estar disponível em duas variantes (16 GB e 32 GB), mas ainda não nos foram avançados preços oficiais.

O Sony Xperia Z2 Tablet vem ainda equipado com uma câmara de 8 MP que disponibiliza autofocagem, mas não inclui flash LED. O motivo, segundo apurou o Telemoveis.com com um porta-voz da Sony presente no local, vai ao encontro da nossa opinião geral relativamente a tablets de 10 ou mais polegadas - não é o formato ideal para quem gosta de fotografar constantemente com o seu aparelho.

? Google anuncia Android Wear, oficializa aposta nos wearable devices

? Xiaomi Hongmi 2: um Android octa-core acessível

? Não vem aí um Samsung Galaxy S5 premium, segundo o CEO

Uma característica que consideramos apelativa e que gostaríamos de poder experimentar, está no ecrã Live Colour LED deste tablet, que a Sony afirma apresentar "cores naturalmente brilhantes e imagens perfeitamente nítidas em qualquer tipo de luz". A confirmar-se esta característica, utilizar o Xperia Z2 Tablet em pleno Sol do meio-dia poderia revelar-se uma experiência menos inconveniente para os seus utilizadores. A Sony combinou esta tecnologia com as tecnologias TRILUMINOS e X-Reality, esta última concebida especificamente para dispositivos móveis e capaz de analisar cada imagem para um melhoramento das cores, nitidez e contraste.

Os fãs de conteúdos multimédia e música também poderão gostar de saber que o Xperia Z2 Tablet vem equipado com som Surround e cancelamento de ruído, que segundo a Sony é capaz de "reduzir o ruído ambiente até 98% quando emparelhado com os headphones de cancelamento de ruído MDR-NC31EM". Se esta combinação de dispositivos Sony será realmente tão eficaz não o poderemos afirmar para já, mas teríamos certamente curiosidade em colocá-la à prova.

? Sugestão Android: Como guardar mapas do Google Maps para consulta offline?

? HotelTonight chega a Portugal, já está disponível para download

? Mulheres dominam redes sociais, de acordo com infográfico

Como também já vem sendo tendência nos aparelhos da Sony (e mais recentemente noutras fabricantes), também o Xperia Z2 Tablet é à prova de água. Esta funcionalidade é particularmente útil para utilizadores que estejam em constante deslocação, uma vez que apresentam maiores probabilidades de submeterem os seus aparelhos a todo o tipo de condições adversas. E se o facto de ser à prova de água é apenas uma característica conveniente, o que significa que em termos prioritários é facilmente descartável, a verdade é que conseguimos conceber várias situações onde esta funcionalidade pudesse ser muito bem-vinda.

O Sony Xperia Z2 Tablet aparenta ser um aparelho apelativo para quem prefere jogar e ver filmes em deslocações mais longas O facto de ser leve favorece a sua portabilidade, e a sua resistência contra água e poeira fazem dele um aparelho mais versátil e indicado para uma maior variedade de contextos. Não é o tipo de aparelho que utilizaríamos para fotografar os momentos mais interessantes de uma viagem, mas certamente que a sua câmara de 8 MP poderá revelar-se útil em situações onde não tenhamos acesso a um smartphone.

Estes elementos, combinados com as suas especificações técnicas actuais, design elegante e as ferramentas de produtividade certas, poderiam tornar o Xperia Z2 Tablet numa alternativa válida às outras propostas disponíveis no mercado. Em relação à sua experiência de utilização, contudo, ainda não nos podemos pronunciar - mas ficaremos a aguardar pela oportunidade para o fazermos.

Sony Xperia Z2 Tablet: primeiras impressões

Sony Xperia Z2 Tablet: primeiras impressões

Sony Xperia Z2 Tablet: primeiras impressões

Sony Xperia Z2 Tablet: primeiras impressões

Sony Xperia Z2 Tablet: primeiras impressões

7,722