NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
YouTube Censurado na China

YouTube Censurado na China

terça-feira, 24 março, 2009 /
A situação não é uma novidade. Os utilizadores chineses que pretendem aceder aos videos do Youtube, vêm essa possibilidade muitas vezes negada. As suspeitas recaem sobre o governo chinês que já tem bloqueado a informação como medida de segurança interna. Recorde-se que como medida de segurança, a China já encerrou vários sites de partilha de vídeos que continham conteúdos que o governo chinês considerou ter um aspecto "pornográfico", "violento" ou que são "uma ameaça à segurança nacional"

Como sabemos a versão chinesa do Youtube que é parte do Google, também já foi censurado na China. Localmente, um dos sites mais castigados foi o site chinês de partilha de videos tudou.com que não tem versão correspondente em inglês, e que teve que retirar videos e pagar uma multa não especificada.

Actualmente, e de acordo com leis que estão em vigor desde Janeiro de 2008, qualquer site que acolha informação ou conteúdos que possam "danificar a reputação da China" ou "promover a instabilidade social" devem ser extinguindos e essa informação, assim como a informação de quem produziu esses conteúdos devem ser enviadas ao omnipresente e omnipotente Ministério do Comércio e da Televisão.

Desta vez, a mensagem de erro que aparece quando se clica no youtube pode ter a ver com umas imagens publicadas de um incidente entre um barco de guerra norte-americano e barcos de pesca chineses.

Chamado a público para dar explicações sobre este assunto, um porta -voz do governo chinês, sublinhou a actual importância da liberdade de expressão na China, referindo que existem limites que distinguem as leis chinesas das leis praticadas nos E.U.A e no Reino Unido.

Não vamos esquecer que o regime chinês é claro na sua designação; "Um país, dois Sistemas - Socialismo com Características Chinesas". O que já diz tudo!
3,197