NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Vai ser possível reportar notícias falsas no Facebook

Vai ser possível reportar notícias falsas no Facebook

quarta-feira, 21 janeiro, 2015 /
Vai ser possível reportar notícias falsas no Facebook

A rede social de Mark Zuckerberg criou uma opção que permite aos utilizadores notificarem a rede social acerca de publicações com conteúdo noticioso falso.


Todos os que utilizam a rede social Facebook, em algum ponto do tempo encontraram outros perfis de utilizadores ou principalmente páginas, cujo conteúdo publicado é falso, enviesado ou que não corresponde totalmente à verdade. Particularmente no que respeita a vídeos que estejam agregados a notícias cujos títulos acabam por ser totalmente enganadores, em que o utilizador para aceder ao vídeo tem de o partilhar no seu mural ou então aguardar “x” número de segundos até o mesmo ficar disponível para ser visualizado.

A este género de conteúdo normalmente chama-se de scam. Os scams têm o propósito de atingir o maior número de pessoas, em que a página ou o perfil que publica o conteúdo vai ganhando notoriedade ao fazer uso de titúlos populistas, sensacionalistas e demagogos que acabam por levar a melhor sobre a ingenuidade dos utilizadores que neles carregam.

Ao que tudo indica, o Facebook irá começar a tomar medidas preventivas relativamente a este género de publicações.

False-News-Story

Após a denúncia de determinado post, o Facebook irá incluir nas razões que justificam a delação, uma opção indicativa de que o conteúdo é relativo a uma falsa história ou notícia.  

Consoante a quantidade de pessoas que fizerem a mesma denúncia apontando a mesma justificação, apesar de não eliminar o conteúdo, a própria rede social encarregar-se-á de limitar a distribuição do mesmo, colocando ainda uma nota na publicação que dirá o número de pessoas que já a denunciaram. 


FONTELifehacker


2,543