NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Social Media Will Tear us Apart

Social Media Will Tear us Apart

sexta, 16 janeiro, 2015 /
Social Media Will Tear us Apart

Recebi a frase do título deste artigo, esta semana, num e-mail que um colega meu me enviou

 

 


Um pequeno e-mail com um título bastante simples - Querido Paulo Rossas - e com apenas uma imagem no corpo do e-mail, com esta frase: Social Media Will Tear us Apart.

Em seguida, do outro lado da sala, sorriu para mim como que a dizer com os olhos: És tu que estás a destruir o mundo! Depois de sorrir de volta, decidi responder ao seu e-mail.

Aqui está a minha resposta.


« Querido Tiago »

« 3 pequenas razões que demonstram que Social Media, bem aplicada, pode mudar o mundo ».

1 – Muda a vida de uma pessoa

Josh Paler Lin decidiu fazer um teste. Decidiu dar $100 a um sem-abrigo e ver o que ele fazia a seguir, filmando-o. Depois do sem abrigo ter entrado numa mercearia, ele percebeu que ele ia gastar o dinheiro em bebida, o óbvio. Mas o impensável aconteceu.

O homem gastou o dinheiro para comprar comida e dar a todos os outros sem-abrigo da cidade. Josh ficou tão impressionado/emocionado com a atitude que decidiu dar mais $100 e ajudar realmente.

Colocou o filme online, e este viralizou de imediato. Em seguida criou uma campanha onde todos podiam ajudar o sem abrigo a mudar de vida. Deu o nome de #letshelpthomas.

Até ao momento já juntaram $140.000. Sim, Social Media pode mudar a vida de muitas pessoas.


2 – Ajuda a educar toda uma geração

Uma professora de Oklahoma quis explicar aos seus alunos de 12 anos que não era muito positivo partilhar fotos em soutien nas Redes Sociais.

Então decidiu colocar uma imagem no Facebook, a explicar a ação e a pedir para as pessoas partilharem e dizerem de onde são para os seus alunos perceberem que, hoje em dia, uma pequena mensagem ou foto pode chegar a qualquer parte do mundo, rapidamente.

Os resultados foram incríveis, a mensagem chegou a todo o lado e inclusive aos jornais nacionais. O mais importante: os seus alunos perceberam bem a mensagem.

Social Media Will Tear Us Apart


3 – Ajuda pessoas em tempo real

Adam Greenwood, um jovem de 16 anos viveu uma grande experiência num dos comboios da Virgin. Quando a meio da viagem decidiu ir ao WC nunca pensou no que ia acontecer. Depois de fazer o que tinha a fazer, descobriu que não tinha papel.

Em vez de entrar em pânico, ou tomar uma atitude menos digna, decidiu utilizar o Twitter e pedir ajuda. A resposta foi imediata.

A Virgin Trains respondeu 3 minutos depois a perguntar em que carruagem estava. Em menos de 10 minutos alguém entregou um rolo de papel a Adam, salvando o dia, a viagem e a sua alma.

Social Media Will Tear Us Apart

Social Media Will Tear Us Apart


As Redes Sociais existem para nos aproximarmos, para descobrirmos mais coisas uns dos outros, para partilharmos experiências e para encurtar distâncias. Existem para aprendermos, para alargar o nosso conhecimento e para perceber o que se passa no mundo em poucos minutos.

Sim, mal aplicada afasta as pessoas, torna-as sombrias e solitárias, mas essa é uma opção de cada uma delas, não é uma opção das ferramentas que estão à sua disposição.

Não são as Redes Sociais que afastam as pessoas, as pessoas é que afastam as pessoas.

Social Media Will Tear Us Apart


4,177