NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Quero ser Gestor de Redes Sociais. E agora?

Quero ser Gestor de Redes Sociais. E agora?

quarta, 26 novembro, 2014 /
Quero ser Gestor de Redes Sociais. E agora?

Esqueçam todas as ferramentas “online” que existem e que todos dizem que um Gestor de Redes Sociais precisa de ter para conseguir gerir Redes Sociais


Esqueçam aqueles artigos que vemos por aí “10 aplicações que fazem de ti o melhor Gestor de Redes Sociais de sempre”. Esqueçam isso tudo. Um Gestor de Redes Sociais precisa de ferramentas sim, mas não são essas que todos falam que fazem a diferença quando se faz a gestão de uma marca.


Bom senso – Um Gestor de Redes Sociais precisa de bom senso. Precisa de ter consciência que cada marca é diferente e cada marca tem uma mensagem diferente para partilhar com os seus fãs. Não se pode fazer de tudo, sem pensar nas consequências. Se é uma marca tecnológica, a sua mensagem tem de ser tecnológica, se é um clube de futebol, a sua mensagem deve ser relacionada com futebol.

Perceber a sua missão – Um Gestor de Redes Sociais tem de saber qual é a sua missão e estar preparado para tudo. Não se pode esquecer que quem tem a última palavra é o cliente e quando o cliente quer fazer algo porque sim e porque é ele que manda, em vez de soltar um “Depois não diga que eu não avisei”, deve estar a preparar uma estratégia para solucionar o problema que pode existir em breve.

Não ser impulsivo – O território das Redes Sociais é muito frágil, um simples comentário, uma resposta de impulso, uma ironia no momento errado é o rastilho perfeito para uma crise. Um Gestor de Redes Sociais não deve nunca reagir por impulso, tem de perceber todos os elementos das plataformas que está a gerir e conseguir colocar-se do lado da marca e do fã, sem nunca escolher um lado certo, até porque não existe.


Não ser apenas um Gestor de Redes Sociais – É preciso ser mais do que um Gestor de Redes Sociais para ser um bom Gestor de Redes Sociais. Com a rapidíssima evolução do mundo Digital, a formação contante é um requisito muito importante. É necessário fazer muita pesquisa diária e perceber o que há de novo e que pode ou não resultar para a/as marca(s) que estão a trabalhar.

Conhecer todas as plataformas – Redes Sociais não é só o Facebook. Redes Sociais são todas as plataformas que permitem a interação entre uma marca e um fã, e isso também inclui o website de uma marca. Um Gestor de Redes Sociais tem de conhecer todas, experimentar, testar e perceber (muito bem) como funcionam. Com tantas alterações diárias em todas elas, não é fácil saber tudo, é por isso que o ponto anterior é muito importante.

O Conteúdo é e sempre será o mais importante – Tudo precisa de um conceito - Uma Rede Social vive de conteúdo novo, único e de qualidade, por isso é muito importante para um Gestor de Redes Sociais saber gerar conteúdo novo, único e de qualidade. Tudo o que for feito e partilhado, precisa de um conceito e de uma ideia forte. “Mas eu vou arranjar um conceito para tudo o que faço? Todos os dias?” Sim. Se tudo o que fizerem tiver um conceito forte, quer dizer que tem pernas para andar, se não tiver conceito e for algo caído do céu (Só porque sim), a probabilidade de estarem completamente errados e de não fazer sentido, é gigante.


Timing é tudo – Existe sempre o momento certo para partilhar a mensagem com os fãs. É preciso estar sempre atento e perceber que “aquele é o momento certo para agir”. Mau timing estraga semanas de trabalho, bom timing salva campanhas que tinham tudo para falhar.

Um Gestor de Redes Sociais precisa disto para sobreviver e fazer a diferença. Sim, pode ter todas as aplicações “xpto” do mercado, o melhor CMS do mercado, os melhores designers a trabalhar com ele, se não tiver estes 7 pontos que foram enumerados, é uma questão de tempo até errar e lembrem-se:

Um Gestor de Redes Sociais só precisa falhar uma vez para ser despedido.


5,491

Autores

Telemoveis.com

Samsung Galaxy Fold chega à Europa

Por Telemoveis.com | 26 março 2019

Colaborações

MindShaker

O que saber sobre desbloquear o telemóvel?

Por MindShaker | 17 julho 2018

THERENT.ZONE

HTC Vive vs Oculus Rift: qual o melhor equipamento de realidade virtual?

Por THERENT.ZONE | 21 março 2018

eMenuk

Sistema de Menu Digital Para Restaurantes

Por eMenuk | 15 março 2017

Surf Map Portugal

Tecnologia no Surf

Por Surf Map Portugal | 07 março 2017

Colunistas

Lauro Lopes

Google Pixel 3 XL análise

Por Lauro Lopes | 06 fevereiro 2019