NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Quem precisa de drogas quando tem o Facebook?

Quem precisa de drogas quando tem o Facebook?

sexta-feira, 10 maio, 2013 /
Quem precisa de drogas quando tem o Facebook?

Segundo um estudo realizado por investigadores da Universidade de Telavive, em Israel, demasiado Facebook - ou outras redes sociais - pode causar alucinações e ataques psicóticos. O estudo baseou-se na observação de três indivíduos.

Quem precisa de drogas quando tem o Facebook?Se já achavam que a maioria dos vossos 'amigos' do Facebook eram de alguma forma loucos, eis que uma equipa de investigadores da Universidade de Telavive, em Israel, vos vem dizer porquê. É que demasiado Facebook pode provocar alucinações e até mesmo surtos psicóticos.

Segundo os investigadores, os três participantes do estudo sentiam-se solitários e procuravam compensar essa solidão no Facebook e em outras redes sociais. Em situações em que os envolvimentos virtuais foram mais intensos, os pacientes experimentaram sentimentos de traição e invasão de privacidade, o que os conduziu a estados de ansiedade, confusão e até mesmo alucinações.

'Os pacientes compartilhavam algumas características cruciais, incluindo a solidão ou a vulnerabilidade devido à perda ou separação de um ente querido, relativa inexperiência com a tecnologia e sem antecedentes de psicose ou abuso de substâncias', referiu o Dr. Uri Nitzan, responsável pela investigação, em declarações ao Daily Mail.

Nitzan refere, contudo, que o 'vício' na Internet e nas redes sociais só é perigoso para uma percentagem pequena da população, em especial pessoas que se sentem solitárias ou carentes. 'Alguns dos problemas em relação à Internet são a distorção geográfica e espacial, e a tendência de idealizar uma pessoa com quem se está a comunicar sem nunca tê-la visto cara a cara'.

3,268