NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Quanto valemos para o Facebook?

Quanto valemos para o Facebook?

sexta-feira, 30 janeiro, 2015 /
Quanto valemos para o Facebook?

Os lucros do Facebook voltaram a bater recordes este ano. E tudo graças a nós


Nós, utilizadores. Eu e o leitor. E os restantes mais de mil milhões que utilizam a rede social de Mark Zuckerberg.

Uma rápida contextualização: o Facebook gerou em 2014 receitas na ordem dos 1246 milhões (12,46 mil milhões) de dólares. Comparado com o que conseguiu em 2013, estes números representam um aumento de 58%.

Em média, cada utilizador do Facebook gerou aproximadamente 10 dólares à empresa, ou o equivalente a aproximadamente 9 euros. O valor que cada um de nós representa, no entanto, está sujeito a variações - sobretudo geográficas.


Em 2014 os utilizadores mais valiosos para o Facebook - ou melhor, que mais deram dinheiro à rede social - vieram, compreensivelmente, de mercados como os EUA ou o Canadá (cada utilizador gerou em média 28,68 dólares ao Facebook).

Daqui para a frente estes valores descem. Na Europa, esse valor é bem menos significativo: cada utilizador gerou 11,6 dólares ao Facebook.

Na Ásia, onde o Facebook detém uma presença menos significativa quando comparada com os mercados anteriores, esses valores são ainda mais baixos: cada utilizador gerou 4,46 dólares à rede social em 2014.


Telemóveis dão dinheiro ao Facebook

É impossível ignorar o segmento dos telemóveis, e o Facebook sabe disso. De facto, os telemóveis são agora o foco principal da estratégia da empresa, que teve um excelente 2014 neste segmento em particular.

Em Dezembro de 2014, o Facebook chegou aos 1200 milhões de utilizadores activos mensais, dos quais quase metade - 526 milhões - representaram acessos mensais a partir de dispositivos móveis.

Isto são excelentes notícias para os anunciantes que querem exibir publicidade no Facebook. No ano passado a rede social gerou receitas de 2480 milhões de dólares em publicidade através de dispositivos móveis (telemóveis & tablets).


Estes valores são particularmente interessantes porque representam quase 70% (69%) do total de lucros gerados pelo Facebook em publicidade.

Isto torna-se ainda mais curioso quando se constata que o crescimento do Faccebook está a abrandar, ou seja, a subida nos lucros da rede social sugerem que a empresa está a conseguir gerar mais lucros com cada utilizador.


3,333