NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
“O que é que o Youtube tem de especial?”

“O que é que o Youtube tem de especial?”

sexta-feira, 13 fevereiro, 2015 /
“O que é que o Youtube tem de especial?”

El Rubius, um youtuber espanhol. chegou na semana passada aos 10 milhões de seguidores. Porque é que isto é importante?


Na semana passada, El Rubius - um youtuber espanhol, de 24 anos - chegou aos 10 milhões de seguidores. São 10 milhões de pessoas que o seguem, que o ouvem, que gostam do que ele faz.

10 milhões são muitas pessoas (a população portuguesa) e todos sabemos o quão difícil é ter seguidores nesta rede social.


Porque é que isto é importante?

Porque nem um cantor, nem o Barcelona ou o Real Madrid, seja o quê ou quem for, em Espanha tem mais seguidores do que o El Rubius. Pelo mundo, está em 29º na lista do Youtube, só ultrapassado por celebridades globais como Justin Bieber, Taylor Swift, Eminem ou Katy Perry.

Fazendo as contas com o site Social Blade, descobrimos que El Rubius (relembramos que é um jovem de apenas 24 anos) ganha por mês, em média, e apenas com o Youtube, entre €20.000 a €320.000. E agora, já é importante?

Outro dos detalhes que me fizeram falar deste youtuber é que o seu target é nada mais nada menos que os teens, ou seja, jovens adultos entre os 12 e os 25 anos que o seguem, que o ouvem e que gostam do que ele faz. Porque o fazem?


 

A resposta é simples: nNo Youtube, os "teens" podem ver o que apetece, as vezes que quiserem. É algo que nos surge naturalmente muito novos. A expressão Óta Vejjjj (Outra vez) não surge por acaso. Gostamos de ver e rever o que gostamos e com a idade vamos perdendo isso, tornamo-nos mais exclusivos. Vemos uma vez e pronto.

Em Portugal, a NOS, inteligentemente, juntou todos os youtubers portugueses teens que eram seguidos por milhares de outros teens e criou toda uma marca e um tarifário relacionado com eles. Do Youtube para a ribalta. Resultou e tem resultado. A sua comunidade é grande e fiel.


Mas o que é que o Youtube tem de especial?

O conteúdo, o filme, a ideia, o conceito, a busca, as "keywords", a simplicidade, as horas e horas de entretenimento que proporciona a todas as pessoas, e como o seu talento e o facto de partilharem as suas ideias pode gerar dinheiro e tornarem-se famosos a partir do nada.

É no Youtube que todos podem ter o seu espaço. Não é uma página, é um canal, o seu canal, o canal de uma marca, um canal de entretenimento que une comunidades e fãs.

Se queremos chegar a teens, a targets, a pessoas, é preciso entreter. O Youtube não pode ser um repositório de filmes, um disco rígido onde colocamos as nossas coisas para não nos esquecermos delas.

É um canal que precisa de ideias, que precisa de investimento, que precisa principalmente de conteúdo interessante. Não precisa de novidades, precisa de conteúdo que seja do interesse de todos e é isso que as marcas têm de encontrar e criar para promover o seu canal Youtube e os seus produtos e serviços.

A única Rede Social que reconhece e remunera o talento dos seus criadores e que cresce como comunidade interessada e fiel é o Youtube.

4,314