NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
No Facebook, 71% dos utilizadores usam auto-censura

No Facebook, 71% dos utilizadores usam auto-censura

sábado, 20 abril, 2013 /
No Facebook, 71% dos utilizadores usam auto-censura

O que é a 'auto-censura de último minuto' no Facebook? É quando um utilizador decide não colocar um conteúdo, ou quando altera o seu conteúdo até ficar apropriado para os restantes utilizadores.

São daqueles utilizadores do Facebook que, quando chega a hora de comentarem um conteúdo, pensam e repensam naquilo que estão a escrever? Alguma vez estiveram próximos de deixar um comentário mas decidiram não o fazer à última da hora? Se a resposta for sim, então não estão sozinhos. De facto, este tipo de prática parece ser bastante comum entre os utilizadores do Facebook, a julgar pelos resultados de um novo estudo, da autoria de uma estudante de doutoramento da Universidade Carnegie Mellon, Sauvik Das, e de Adam Kramer, responsável de dados do Facebook.

A pesquisa baseou-se num universo de 3.9 milhões de utilizadores de Facebook - o que poderá ser um indicador de quão recorrente este fenómeno de auto-censura é entre os utilizadores da rede social de Mark Zuckerberg - e teve em conta os utilizadores que digitaram mais de cinco caracteres numa caixa de conteúdo do Facebook, mas que não o postaram.

No Facebook, 71% dos utilizadores usam auto-censura

Dos números avançados, cerca de um terço de todos os posts do Facebook foram alvos de auto-censura por parte dos utilizadores - os resultados, contudo, reconhecem a possibilidade de terem sido influenciados por um número substancial de 'falsos positivos'.  Mas a parte interessante sem dúvida que passa pelos dados demográficos apresentados: os utilizadores do sexo masculino apresentam uma tendência maior para a auto-censura, especialmente se tiverem um número elevado de amigos do mesmo sexo. Já os utilizadores com grupos de amigos mais diversos - se tivermos em conta idade, filiação política e género - apresentaram probabilidades menores de se auto-censurarem.

As razões que levam os utilizadores a realizarem estas práticas não foram abordadas ao longo do estudo,. mas pesquisas realizadas anteriormente poderão sugerir alguns motivos para tal: o medo de dar início a uma discussão; preocupações em ofender ou magoar alguém; considerar a sua postagem chata ou repetitica; decidiram que o conteúdo prejudicava a sua imagem; incapacidade de colocar postagens por limitações tecnológicas ou outros motivos.

2,849