NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Instant Articles. Facebook investe no jornalismo

Instant Articles. Facebook investe no jornalismo

quarta-feira, 13 maio, 2015 /
Instant Articles. Facebook investe no jornalismo

O Facebook lançou o Instant Articles, um produto direccionado aos editores de conteúdo.


A internet actualmente é claramente dominada por algumas empresas, caso da Google, Microsoft, Facebook e mais umas tantas, que centram todos os seus esforços em conseguir criar um ecossistema internauta cada vez maior. Já falámos em como Mark Zuckerberg quer levar a internet ao mundo inteiro, revelando assim um dos projectos mais ambiciosos alguma vez por nós presenciados, ou em como o Facebook Messenger irá em breve transacionar pagamentos. Hoje apresentamo-vos uma novidade ligeiramente diferente, mas com um target bem definido.

Com a crescente tendência jornalística evidenciada pela rede social mais famosa do mundo, o Facebook vai assim dar os seus primeiros passos direccionados específicamente a este ramo.

A nova ferramenta a ser disponibilizada – já a partir de hoje - chama-se Instant Articles, e pretende ser um mecanismo facilitador na difusão de notícias por parte das páginas criadas para o efeito, através de uma parceria fundada com nove editores que, a partir de hoje, irão passar a escrever directamente na rede social, oferecendo desta forma um acesso e leitura dos seus conteúdos até 10 vezes mais rápida que o habitual para os utilizadores mobile.

Num post publicado por Michael Reckhow, gerente de produto do Facebook, o mesmo afirma que o Instant Articles é «um produto direcionado aos editores, de forma a que os mesmos criem artigos mais rapidamente e com maior interacção». Dado que estamos numa era onde segundo Michael Reckhow «cada vez mais pessoas acedem a conteúdo noticioso através dos seus equipamentos móveis», faz todo o sentido que o Facebook ajude a potenciar este enorme mercado ainda por explorar.

A interactividade do conteúdo a ser partilhado pelos canais difusores será promovida através da possibilidade de inclusão de fotografias, vídeos ou mesmo ficheiros de aúdio, de forma a que os artigos se tornem mais apelativos e gerem maior interactividade na rede social.

Até agora, já foram anunciadas parcerias com vários jornais de renome, entre eles o The New York Times, o National Geographic, NBC, Bild e o The Guardian, entre outros.

PostInstantArticles


 

2,738