NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Hoje é Dia das Telecomunicações

Hoje é Dia das Telecomunicações

sexta-feira, 17 maio, 2002 /
Tudo porque em 1865 foi necessário chegar a acordo com as 20 maiores companhias telegráficas do mundo. A designação do Dia das Telecomunicações vem do longínquo 17 de Maio de 1865, quando as 20 maiores empresas telegráficas do mundo sentaram-se à mesma mesa, em Paris, para definir regras de funcionamento e, sobretudo, adoptar uma tecnologia comum. É que nessa altura, para se enviar uma mensagem em morse para fora do país, ela tinha que ser enviada até à fronteira, descodificada, passada a papel e entregue às centrais do país vizinho, para voltar a ser codificada e enviada para o destino pretendido.

Foi na Conferência de Madrid, em 1932, que se decidiu fundir a Convenção Internacional do Telégrafo (1865) com a Convenção Internacional do Radiotelégrafo (1906), dando origem à União Internacional das Telecomunicações que ainda hoje se mantém. Foi depois da II Guerra Mundial, em 1947, em Atlantic City, que este organismo foi incorporado como agência especial de comunicação da então recém-criada Nações Unidas, mudando a sua sede, sem sair da Suíça, de Berna para Genebra.

Desde então, as mais diversas regulamentações internacionais de telecomunicações ficam a dever-se a este organismo superintendido pelas Nações Unidas. Desde códigos internacionais, controlo de frequências (terrestres e marítimas), bem como alguns projectos espaciais (satélites) estão na alçada da UIT. Comemorar o Dia das Telecomunicações é, sobretudo, reflectir sobre a forma como o sector marca o ritmo na economia mundial. É reflectir sobre a forma como a concepção de comunicar tem evoluído desde há 137 anos para cá e tentar imaginar como será daqui a 137 anos, mesmo a correr o risco de estar a vestir a pele de Julio Verne.
2,743