NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Facebook. Mark Zuckerberg quer levar a internet ao mundo inteiro

Facebook. Mark Zuckerberg quer levar a internet ao mundo inteiro

quinta-feira, 07 maio, 2015 /
Facebook. Mark Zuckerberg quer levar a internet ao mundo inteiro

Através de uma nova iniciativa, Mark Zuckerberg ambiciona oferecer acesso à internet aos milhões de pessoas que ainda não o conseguem fazer.


Ambicioso, será o adjectivo certo para caracterizar esta nova iniciativa por parte do Facebook. Um dos motes pelos quais o Facebook se rege, é o de ligar as pessoas entre si. E desta feita, parece que a rede social mais famosa do mundo pretende levar esse princípio mais à letra que nunca.

O projecto dá pelo nome de internet.org e consitui uma plataforma direccionada para developers com o propósito de criar serviços que ajudem os milhões de indivíduos espalhados pelo mundo – assume-se que seja perto de dois terços da população ­– a conseguirem aceder à internet, principalmente em áreas mais negligenciadas e com menos recursos.

Para tal, a plataforma ir-se-á apoiar em parcerias com operadoras móveis para poder oferecer serviços básicos e gratuitos de acesso à internet, através da oferta do acesso a websites e serviços simples, para que a população que não tem acesso, possa saber um pouco do valor que a internet detem.

De forma a participarem na inciativa, os programadores terão que obedecer a três princípios fundamentais, estipulados por Mark Zuckerberg. O primeiro centra-se no incentivo à exploração massiva da internet no seu todo. O segundo é relativo ao tráfego de dados, e em como as aplicações criadas que façam uso desse mesmo tráfego o possam fazer de forma eficiente. Por fim o terceiro, que corresponde às especificações técnicas dos websites, tendo os mesmos de ser adaptados às várias plataformas existentes assim como em cenários onde a largura de banda é limitada.

Parece que o incentivo à aproximação entre as pessoas não se ficará apenas pelo Facebook em si. Com este projecto, Mark Zuckerberg assume claramente um estatuto que vai muito para além da gestão de uma rede social. Cá estaremos para presenciar a evolução desta enorme iniciativa. 

Announcing the Internet.org Platform from Facebook on Vimeo.

 


 

2,977