NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Facebook. 5 Formas de Melhorar a Experiência de Utilização

Facebook. 5 Formas de Melhorar a Experiência de Utilização

sexta, 12 dezembro, 2014 /
Facebook. 5 Formas de Melhorar a Experiência de Utilização

Não perca mais tempo a ler indirectas, ver selfies ou fotografias de comida

 

 


O Facebook, embora amado por muitos, é igualmente fonte de ansiedade para muitos outros utilizadores. Mas não tem de ser assim.

A rede social de Mark Zuckerberg tem contrapartidas positivas. Quando bem gerida, não só pode tornar a sua experiência de utilização bem mais agradável, como também pode contribuir para acrescentar valor à vida digital do próprio utilizador.

É necessário, contudo, algum trabalho da nossa parte. Vamos a isso?


1) Redução

Por redução entenda-se - e não pretendo ser misantrópico aqui, mas - demasiadas pessoas. Não me refiro necessariamente à quantidade de amigos na rede social, mas à quantidade de pessoas que seguimos desnecessariamente. O mesmo princípio aplica-se às páginas e aos grupos.

Se reduzirmos a quantidade de fontes que seguimos no Facebook, os resultados vão reflectir-se nos feeds de notícias, que passarão a ser menos populados por mensagens indirectas de pessoas que não aprecia especialmente. Ao invés disso irá estar a valorizar apenas aqueles que lhe interessam realmente.

E porque não? Deixe de gostar das páginas que não acrescentam nada à sua vida. Se deixar só aquilo de que gosta mesmo, vai notar uma agradável diferença na experiência.


2) Filtrar

Ou cortar o ruído desnecessário das pessoas não-tão-próximas assim. Para fazer isto o leitor pode simplesmente deixar de ver postagens específicas (setinha no canto superior direito > "não quero ver isto").

Por outro lado, pode simplesmente passar a ver menos postagens daquela pessoa em particular (ver menos de "NOME") ou simplesmente deixar de seguir esse contacto, não sendo necessário remover a amizade nem bloquear o outro utilizador (o leitor gostava, não gostava?). Também pode fazer isto com páginas e grupos.


3) Aprender

É verdade, o Facebook também pode tornar-se numa óptima ferramenta de aprendizagem! Para isto, mais uma vez, basta estar atento aos conteúdos que são realmente relevantes. Se o leitor tiver seguido alguma das indicações anteriores, o mais provável é que vá notar uma diferença positiva nos seus feeds de notícias.

Se deixar de lado os conteúdos que não lhe interessam, os seus feeds de notícias voltarão a ser interessantes mais uma vez. E isto é bom para si e para a sua ansiedade.


4) Socializar

Sei que parece ridículo fazer esta referência em relação à rede social mais populada do mundo, mas com quantos dos seus contactos é que o leitor realmente socializa?

O Facebook pode ser um óptimo local para conhecer pessoas novas, não necessariamente limitadas aos seus contactos. Isto também é válido em grupos que partilhem os interesses do leitor, bem como páginas.


5) Partilhar

Refiro-me a partilhas eficientes. Nem sempre aquele vídeo do Youtube ou aquela fotografia do seu último fim-de-semana vão chegar a todos os seus contactos importantes, mas existe uma forma simples de chegar a quem realmente interessa.

Crie uma página sua, limitada apenas aos contactos com quem quer manter uma relação constante. Esta medida é vantajosa por não precisar de conexões individuais (enviar fotografias a utilizadores únicos, um de cada vez), poupa algum tempo na divulgação (só tem de o fazer uma vez) e oferece alcance às publicações. Além disso fica com todos os seus conteúdos de interesse centralizados.


3,515

Autores

Telemoveis.com

Samsung Galaxy Fold chega à Europa

Por Telemoveis.com | 26 março 2019

Colaborações

MindShaker

O que saber sobre desbloquear o telemóvel?

Por MindShaker | 17 julho 2018

THERENT.ZONE

HTC Vive vs Oculus Rift: qual o melhor equipamento de realidade virtual?

Por THERENT.ZONE | 21 março 2018

eMenuk

Sistema de Menu Digital Para Restaurantes

Por eMenuk | 15 março 2017

Surf Map Portugal

Tecnologia no Surf

Por Surf Map Portugal | 07 março 2017

Colunistas

Lauro Lopes

Google Pixel 3 XL análise

Por Lauro Lopes | 06 fevereiro 2019