NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Echelon móvel e amigo

Echelon móvel e amigo

quarta-feira, 31 julho, 2002 /
Obcecados pelo controlo de tudo e todos, os norte-americanos adoraram a ideia de saber onde páram os amigos através do telemóvel. Uma espécie de Echelon - o sistema de vigia planetário sobre as comunicações que ninguém sabe se foi ou não desactivado... - à vontade do freguês. A ATT lança, no início da semana, o plano "Encontra os teus amigos" e que consiste na localização, à escolha do cliente, de cinco pessoas que por sua vez também têm de estar inscritas no serviço. Para isso têm que ter o telemóvel ligado e estar no perímetro das 24 áreas que dão o pontapé de partida para o que se prevê ser um serviço de rápida massificação.

A localização é tão precisa que vai ao ponto de dar a informação da intersecção da rua, no caso de estar em área urbana ou o quilómetro da estrada, nos casos das áreas rurais. O custo será de três dólares mensais e permite saber qual dos cinco elementos do grupo escolhido está mais perto e enviar uma mensagem para marcar um ponto de encontro a meio da distância, tudo de forma automática e a pedido do cliente.

Este serviço vai ser lançado pela ATT, mas a Cingular Wireless também já perspectiva o mesmo negócio, exclusivamente dedicado às empresas, para que saibam a localização exacta dos seus trabalhadores. A mesma tecnologia já se encontra em uso, não de uma forma comercial, num colégio em São Francisco, na Califórnia, para que os pais mais "aflitos" fiquem tranquilos quanto à localização dos seus filhos.

A Comissão Federal de Comunicações norte-americana prevê que em 2005 todos os telemóveis cumpram esta norma de segurança, que os defensores da privacidade já contestaram fortemente. Um dos argumentos usados é que os ladrões, desta forma, podem saber quando uma casa está vazia, com o respectivo proprietário ausente. Há sempre o reverso da moeda...
2,635