NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
BitTorrent favorece vendas de música, diz estudo

BitTorrent favorece vendas de música, diz estudo

sexta-feira, 18 maio, 2012 /
BitTorrent favorece vendas de música, diz estudo

BitTorrent favorece vendas de música, segundo estudo que contraria acusações de companhias discográficas que referem que pirataria prejudica indústria.

A partilha de conteúdos via BitTorrent poderá ter efeitos bem mais positivos do que aqueles que a indústria musical nos quer fazer crer, de acordo com os dados divulgados recentemente num estudo do economista Robert Hammond, professor-assistente na Universidade da Carolina do Norte, EUA.

Hammond, afirma que a pirataria via BitTorrent tem impacto directo no aumento das vendas de álbuns. O estudo foi realizado entre Maio de 2010 e Janeiro de 2011 e baseou-se em dados estatísticos de novos álbuns descarregados via BitTorrent, disponibilizados na Web antes de serem oficialmente lançados.

BitTorrent favorece vendas de música, diz estudo

Hammond terá depois comparado os seus dados com as vendas dos álbuns de música. afirmando que existe uma ligação: Isolei o efeito causado pela partilha [de ficheiros] nas vendas de um álbum, explorando a abrangência da disponibilidade do álbum antes do seu lançamento oficial, refere. Os dados sugerem que as partilhas de ficheiros beneficiam as vendas de um álbum. Não encontrei quaisquer provas sobre efeitos negativos em nenhum caso, acrescenta.

Os efeitos, contudo, são moderados - de acordo com Hammond, um álbum que seja lançado aproximadamente um mês antes do seu lançamento poderá beneficiar em 59,6 vendas adicionais. O ataque cerrado à pirataria online, por sua vez, poderá nutrir o efeito oposto, acabando por prejudicar a própria indústria discográfica.

3,176