NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Adeus Google Reader, venham as alternativas

Adeus Google Reader, venham as alternativas

quinta-feira, 14 março, 2013 /
Adeus Google Reader, venham as alternativas

Com o fim eminente do Google Reader, anunciado pela Google já para dia 1 de Julho, torna-se importante sabermos quais são as alternativas que temos à mão.

É oficial: a partir do dia 1 de Julho deixará de haver Google Reader, um dos mais importantes e populares leitores de Feeds RSS disponíveis na Web. O anúncio foi feito hoje pela própria Google no seu blogue oficial, que justificou o seu encerramento pelo facto de a utilização deste serviço ter diminuído, mas também para focar energias em menos produtos.

Portanto, isto significa que temos até Julho para encontrarmos uma solução que substitua o Google Reader. Eis algumas das que contemplámos:

Netvibes - Um popular serviço disponível na Web e talvez uma das melhores alternativas ao Google Reader. O Netvibes permite aos seus utilizadores acederem através das suas contas do Facebook e apresenta algumas opções de organização e personalização, além de uma interface mais polida que o leitor de feeds RSS da Google.

Feedly - Apesar de ser um plugin para o Google Chrome ou Firefox, esta é uma das alternativas mais populares actualmente, embora esteja algo dependente da sua sincronização com o Google Reader. Esse pormenor, contudo, não terá que constituir uma preocupação: a empresa anunciou que o encerramento do Google Reader seria expectável, o que lhes permitiu criar uma solução alternativa - a Normandy - que será baseada na API do Google Reader.

Um exemplo da interface do Feedly

Adeus Google Reader, venham as alternativas

Fever - O Fever é mais uma das muitas alternativas ao Google Reader, e consiste num leitor de feeds RSS tradicional que se baseia numa escala de temperaturas, semelhante a um termómetro, para avaliar os temas mais importantes (ou quentes, neste caso) do dia.

NewsBlur - O NewsBlur é outra das alternativas mais populares. Baseado em open-source, disponibiliza também aplicações gratuitas para Android e iOS, embora também esteja disponível em modalidade premium (€1 por mês), que permite acesso ilimitado a todas as funcionalidades.

Taptu - Este é definitivamente um leitor de feeds muito visual comparativamente às interfaces minimalistas dos anteriores, além de também permitir acrescentar os feeds de notícias do Twitter e do Facebook.

Em baixo, a interface de utilizador do Taptu
Adeus Google Reader, venham as alternativas

Pulse - Um leitor de notícias que, tal como o taptu, é muito visual e também permite acrescentar o Facebook aos nossos feeds de notícias.

The Old Reader - Este é definitivamente para os fãs do Google Reader, já que é 'exactamente como o velho Google Reader, mas melhor'.

FeedDemon - O FeedDemon é um leitor desktop, o que significa que temos que fazer download do mesmo e instalá-lo no PC. Depois basta acrescentarmos feeds de notícias ou importar uma lista já existente para começarmos a utilizá-lo.

Flipboard (Android/iOS) - Se ler notícias no tablet ou no smartphone for a actividade que mais tempo nos consumir, então o Flipboard é provavelmente a aplicação mais conveniente, além de conferir aos feeds um aspecto de 'revista', com maior destaque para as imagens.

4,648