NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
ACTA, relator europeu demite-se em protesto

ACTA, relator europeu demite-se em protesto

segunda-feira, 30 janeiro, 2012 /
ACTA, relator europeu demite-se em protesto

Kader Arif, relator do Parlamento Europeu demitiu-se em protesto contra aprovação da ACTA. ACTA foi assinada por vários países europeus.

O relator do Parlamento Europeu demitiu-se na passada sexta-feira, dia 27 de Janeiro, em protesto contra a aprovação da lei ACTA. Kader Arif decidiu demitir-se am forma de protesto pela forma como a ACTA foi elaborada.

Kader Arif afirmou de forma categórica que «condena todo o processo que levou à assinatura deste acordo» e acrescentou que «sem consulta da sociedade cível, falta de transparência desde o início das negociações, atrasos repetidos da assinatura do texto sem qualquer explicação, rejeição das recomendações do Parlamento dadas em várias resoluções da nossa assembleia».

ACTA, relator europeu demite-se em protesto

A demissão de Kader Arif surge depois da assinatura da lei ACTA pela Polónia, o que levou a vários protestos nas ruas perto do parlamento polaco. O partido polaco decidiu mesmo usar máscaras de Guy Fawkes - símbolo dos Anonymous - durante a votação do mesmo.

A lei ACTA tem o objectivo de uniformizar a forma dos países lidarem com a violação de propriedade intelectual e os direitos de autor, que vão desde a contrafação de roupa à cópia de música online.

2,778