NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
91 e 93 travam Oniway

91 e 93 travam Oniway

sexta-feira, 03 maio, 2002 /
A entrada da Oniway no mercado das comunicações móveis está a ser dificultada pela Vodafone e Optimus. A inauguração da quarta rede móvel nacional estava agendada para o final do mês de Maio. Estava, porque a falta de acordo entre a Oniway e a Vodafone e Optimus atrasou a entrada em vigor dos serviços do operador da EDP. A notícia é veiculada pelo "Jornal de Negócios" que, ainda assim, adianta que as negociações começaram em Setembro do ano passado e decorrem dentro da normalidade e de acordo com a calendarização definida.

A entrada do quarto operador no mercado sempre gerou (e continua a gerar...) alguma polémica. Tanto a Vodafone como a Optimus continuam sem saber os contornos específicos do acordo estabelecido entre a Oniway e a TMN, apesar do parecer positivo da Anacom. A questão levantada pela fonte da Vodafone citada pelo "Jornal de Negócios" poderá ter tanto de pertinente como de "desculpa de mau pagador": "Será a Oniway um operador virtal? Caso seja, então terá de usar o prefixo da TMN e não o 95".

Já a Optimus ainda não se sente esclarecida com a comunicação feita pela Anacom em meados de Abril. Segundo responsáveis da operadora da Sonae, as respostas aos pedidos feitos pela Optimus em Novembro de 2001 ainda não foram dadas, pelo que a sua posição só poderá ser tomada mediante as explicações necessárias e já requisitadas.

Estas posições podem ser encaradas como uma espécie de "birra" por parte da Vodafone e da Optimus, porventura os dois operadores que mais terão a perder com a entrada de mais concorrência para o já "mal" dividido mercado das comunicações móveis. O único beneficiado no meio de todas as questões e polémicas é mesmo a TMN, que receberá sempre um valor pelo aluguer da sua rede GSM ao operador "95".

Contudo, este impasse não deixa de ser incómodo para a Oniway, que já deverá ter entrado na fase de angariação de clientes.
3,863