Siemens admite defeito perigoso
sexta-feira, 27 agosto, 2004 /

Os modelos em causa são os da série 65 (C65, CX65, M65, S65 e SL65, assim como as variantes CV65, CT65, CXV65 e CXT65), onde se incluem os de gama alta deste fabricante e estão equipados com câmara fotográfica, funções vídeo, e-mail ou bluetooth.
Na sequência de um teste laboratorial do departamento de controlo, o aviso sonoro que indica que o terminal vai desligar-se por falta de bateria atingiu, nalguns casos, um volume inusitadamente elevado, de acordo com as explicações avançadas pelo grupo de Munique em comunicado.
«Se o utilizador tiver o telemóvel junto ao ouvido nesse momento, isso pode provocar-lhe danos auditivos», previne a Siemens.
Devido a um erro do software (versão 11 ou anteriores), se a bateria estiver demasiado fraca durante uma chamada, o respectivo aviso sonoro soará três vezes no espaço de cerca de um minuto. Depois, a chamada irá abaixo mas, instantes antes, tocará a melodia que avisa disso mesmo. E é essa a melodia que pode causar danos de audição se o utilizador mantiver o aparelho junto ao ouvido.
A marca anunciou que vai fornecer gratuitamente «durante as próximas semanas» uma actualização do software que permite resolver o problema.
Entretanto, recomenda que as chamadas sejam terminadas logo que soe o primeiro aviso sonoro de bateria fraca. E aconselha vivamente a que seja desactivado o aviso sonoro de que o telemóvel vai desligar-se (procedimento: Menu-Setup-Ringtones-More melodies-Shutdown melody-Switch off).

Pedro Matos Trigo