NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo

Samsung Galaxy S5 (em actualização)

quarta-feira, 04 dezembro, 2013 /
Samsung Galaxy S5 (em actualização)

Neste artigo vamos focar-nos sobre os principais rumores em redor do Samsung Galaxy S5 e pretendemos actualizá-lo à medida que forem surgindo novas informações

Actualizado pela última vez a 22 de Janeiro

Veja também: Samsung: 4 factos sobre a gigante sul-coreana em 2013

O Samsung Galaxy S5 vem aí, embora as dúvidas recaiam sobre quando é que iremos exactamente receber o próximo topo-de-gama da gigante sul-coreana no mercado. De facto, dúvidas sobre o sucessor do Galaxy S4 parecem não faltar, e todas as novas informações que vão circulando online parecem alimentar ainda mais essa confusão do que esclarecê-la. Neste artigo vamos procurar focar-nos nos aspectos principais (cuja divulgação seja considerável) em redor do Samsung Galaxy S5.

Vamos actualizar esta página à medida que forem surgindo novas informações sobre o Galaxy S5. Podem deixar-nos uma sugestão enviando-nos um e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Lançamento do Samsung Galaxy S5

Actualização: Tem havido bastante especulação em relação ao mês do lançamento do sucessor do Galaxy S4 (Março terá sido uma das possibilidades), mas desta vez terá sido avançado pelo popular blogger Eldar Murtazin que a empresa sul-coreana planeia lançar o seu próximo topo-de-gama a 23 de Favereiro. Importa referir que Murtazin foi quem avançou com precisão a data de lançamento do Galaxy S4 no ano passado.

São vários os rumores que dão conta que a Samsung planeia antecipar o lançamento do Galaxy S5. O primeiro trimestre de 2014 parece reunir o maior consenso, embora não seja possível prever com exactidão o mês ou o dia em que isso poderá ocorrer. Alguns rumores sugerem inclusive que Janeiro poderá assistir ao início da produção em massa do Galaxy S5, o que sugere que o lançamento - a ocorrer no primeiro trimestre - só iria concretizar-se ou em Fevereiro, ou (mais provavelmente) em Março.

Veja também: Samsung Galaxy S5 em Janeiro de 2014? (rumor)

O possível abrandamento nas vendas do Samsung Galaxy S4 poderia eventualmente estar na origem de um lançamento mais antecipado que as versões anteriores.

O primeiro trimestre de 2014 também é palco para duas das feiras tecnológicas mais importantes dentro do contexto internacional: a Consumer Electronics Show, que se realiza em Janeiro, e o Mobile World Congress, que se realiza em Fevereiro. Vários rumores dão a indicação de que a Samsung poderá optar por introduzir o Galaxy S5 na MWC 2014. Recordamos, contudo, que no início de 2013 circularam informações semelhantes e que acabaram por se revelar erradas.

Hardware do Samsung Galaxy S5

Parece existir algum consenso reunido em redor do Samsung Galaxy S5 e nas suas especificações técnicas. Um dos rumores mais populares faz referência à presença de um processador Exynos, fabricado pela Samsung, de 64-bits e capaz de correr oito núcleos em simultâneo. Possivelmente poderá vir a existir uma variante do Galaxy S5 que venha antes equipada com um processador da Qualcomm (Snapdragon 805?). Um aparelho denominado apenas por Samsung SM-G900S apareceu no GFX Bench mcom um snapdragon 800 a 2.45 GHz - o que a confirmar-se a sua veracidade pode afastar os rumores sobre a presença de um processador exynos de 64-bits.

Veja também: Samsung confirma que Galaxy S5 vai incluir câmara de 16 MP

A possibilidade de o Galaxy S5 vir equipado com um ecrã OLED flexível também tem sido mencionada, mas as probabilidades da Samsung utilizar esta tecnologia sem um propósito claro ou funcional, especialmente num corpo que se pensa ser à base de metal e possivelmente sem nenhuma indicação de um design curvo ou flexível, parecem remeter essa hipótese apenas para o campo dos rumores.

A resolução do ecrã do Samsung Galaxy S5 também tem sido um dos temas em debate, e muito se tem especulado sobre a possibilidade de vir equipado com um ecrã QHD, de resolução 2K, ou com 2560 x 1440 de resolução. Estas informações foram inicialmente avançadas pela versão coreana do ZDNet, que não sugeriram directamente que o Galaxy S5 fosse o aparelho equipado com este ecrã, mas que a gigante sul-coreana iria lançar um dispositivo móvel com tamanha resolução durante o próximo ano. Espera-se que meça entre as 5 e as 5.2 polegadas.

 

As mesmas fontes do ZDNet afirmam que o próximo topo-de-gama da Samsung também poderia incluir um sistema de autenticação que analisaria a íris do utilizador como medida de segurança.

 

Outros rumores indicam que a Samsung poderá equipar o seu próximo topo-de-gama Android com uma bateria de 4000 mAh - tudo dentro de um corpo de metal que alegadamente mede 5 polegadas. De certa forma faz sentido que a bateria sofra acréscimos, uma vez que a inclusão de um processador com oito núcleos funcionais poderá ter impacto nos seus consumos de energia, e o Galaxy S4 foi um dos smartphones recentes com melhor autonomia que tivemos o prazer de testar. Não esperamos que o Galaxy S5 perca qualidade neste pormenor, mas iremos contar com uma autonomia - no mínimo - equivalente ao standard actual.

Se a câmara digital é uma área à qual confere grande importância, tudo parece indicar que o Samsung Galaxy S5 não irá desiludir neste aspecto: espera-se que o sucessor do Galaxy S4 seja lançado com um sensor de 16 MP, possivelmente com tecnologia ISOCELL.

Outro aspecto que poderá integrar o Samsung Galaxy S5 pode incluir um leitor de impressões digitais, de acordo com uma reportagem recente da Reuters. Espera-se que a Samsung aposte neste tipo de tecnologias já no próximo ano, à semelhança do que a HTC fez no One Max, e que o dispositivo que introduza a empresa nesta nova tendência seja o sucessor do Galaxy S4. As informações tiveram origem no director-executivo da Fingerprint Cards, uma empresa que fabrica sensores de impressões digitais e que poderá vir a ser uma das fornecedoras de componentes da gigante sul-coreana.

 

 

Design do Samsung Galaxy S5

Não são conhecidos muitos detalhes em relação a este aspecto, mas espera-se que haja uma evolução comedida em relação aos modelos anteriores. Possivelmente será mais inspirado no look do Samsung Galaxy Note 3 do que no Galaxy S4, com uma armação em metal e umas costas amovíveis de um material semelhante ao cabedal. Não há, contudo, nenhuma informação oficial que venha confirmar estas informações. Surgiram online, contudo, imagens da alegada armação de metal do Samsung Galaxy S5, que disponibilizamos já a seguir:

Samsung Galaxy S5 (em actualização)

As informações afirmam que a Samsung encomendou entre 10 a 30 milhões de corpos à base de metal para o seu próximo Galaxy. Possivelmente poderão existir duas variantes do próximo topo-de-gama da empresa, segundo avançou o GSMArena: uma com um corpo à base de metal, já associada online à nomenclatura Samsung Galaxy F, e outra mais convencional, com um corpo de plástico e que deverá manter a nomenclatura Samsung Galaxy S.

Software do samsung Galaxy S5

Em relação ao sistema operativo, o mais provável é que chegue ao mercado já a correr Android 4.4 KitKat - em relação a este aspecto não existem realmente grandes surpresas até à data. Não são ainda conhecidos mais detalhes em relação a novidades sobre a interface TouchWiz da empresa.

Samsung Galaxy S5 (em actualização)

9,680