NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo

PME Digital - Chave do Sucesso em Tempos de Crise?

terça-feira, 04 dezembro, 2012 /
PME Digital - Chave do Sucesso em Tempos de Crise?

PME Digital é iniciativa do Ministério da Economia e conta com parceiros como a PT, Vodafone, Optimus e Microsoft, entre outros. Saiba mais!

Numa época em que a economia digital dita regras no comércio nacional e internacional e numa altura, agora mais do que nunca, em que as pequenas e médias empresas necessitam de todas as ferramentas possíveis para se tornarem mais hábeis, rápidas e competitivas, o PME Digital surge como um “conselheiro” fulcral para sobreviver na era digital dos negócios.

O Programa PME Digital, iniciativa do Ministério da Economia e do Emprego, tendo como promotores a Associação do Comércio Electrónico e Publicidade Interactiva (ACEPI) e o IAPMEI e como parceiros grupos empresariais como a PT, Microsoft, CTT, Vodafone, Optimus e a Redunicre, entre muitos outros, apareceu para que qualquer empresa, micro, pequena ou média, possa competir na sociedade digital com armas semelhantes às dos grandes grupos económicos.

PME Digital - Chave do Sucesso em Tempos de Crise?

Se a construção e optimização de um sítio na internet, a possibilidade de ter um sistema de newsletters ou uma loja electrónica é algo natural para algumas empresas, mesmo para algumas de dimensão reduzida, para a grande maioria dos empresários é algo praticamente impensável, dada a escassez de recursos materiais e humanos de que dispõem. Nesse prisma, e procurando colmatar essa lacuna de recursos, surge o PME Digital, tendo como mote principal auxiliar as empresas portuguesas de menor dimensão a serem mais competitivas. Através do PME Digital será possível aceder a uma série de soluções que, até há pouco tempo, apenas seria imaginável para as grandes empresas. Os promotores pretendem com esta iniciativa estimular a utilização de ferramentas digitais, permitindo o acesso a novos mercados, melhorar a gestão e tornar mais eficiente a relação com os clientes e fornecedores.

Muito mais do que apenas colocar qualquer pequena empresa no mundo dito digital, criando para tal contas de correio electrónico profissionais e sites institucionais, por exemplo, o PME Digital faculta também funcionalidades para a venda de produtos e serviços, incluindo o já afamado “carrinho de compras” e possibilitando formas de pagamento e ferramentas de vendas e marketing online.

PME Digital - Chave do Sucesso em Tempos de Crise?

Ao nível de software, inclui um conjunto de acessibilidades como a criação, edição e partilha de documentos de texto, folhas de cálculo, gráficos, e apresentações. Estas soluções podem ainda incluir funcionalidades de chamadas de PC para PC e vídeoconferências com diversos interlocutores. Também os sistemas informáticos mais inovadores, ao nível de gestão empresarial e de clientes, estão disponíveis através do PME Digital. Soluções como o ERP (Enterprise Resource Planning), que inclui, por exemplo, a gestão de clientes e vendas, produtos e stocks, vendedores, fornecedores e compras e tesouraria, com a particularidade de todas as soluções apresentadas serem certificadas e permitirem a emissão do ficheiro SAF-T PT, válido para entrega nos serviços estatais de Finanças ou o CRM (Customer Relationship Management), sistema informático de gestão de clientes que reúne vários processos de uma forma organizada e integrada, uma vez que as soluções incluem módulos de gestão de campanhas e negócios, potenciais clientes, actividades e marcações, newsletters e outras ferramentas de comunicação.

PME Digital - Chave do Sucesso em Tempos de Crise?

O PME Digital também disponibiliza o acesso a plataformas de negócios electrónicos entre empresas de todo o mundo (B2B) e o estado português (B2G). Estas plataformas permitem a divulgação de produtos e serviços a uma comunidade com milhares de empresas e o acesso a oportunidades de negócio que não estão disponíveis pelos canais tradicionais.

O PME Digital ainda permite o acesso ao Serviço de Certificação de Site e Lojas Online, onde é possível a avaliação da conformidade do site/loja online segundo a legislação portuguesa e as melhores práticas europeias. Refira-se que toda a formação necessária é realizada de forma presencial ou, claro está, através de e-learning. De modo a sensibilizar os actuais e futuros empresários, irão decorrer, um pouco por todo o país, acções de promoção e esclarecimento.  

Claro que a adesão a determinados serviços tem o seu custo, mas não valerá a pena?

Contactos úteis em http://www.pmedigital.pt ou na linha de atendimento 800 100 763.

3,415