NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo

Novidades no iOS 8

terça-feira, 03 junho, 2014 /
Novidades no iOS 8

Chega no Outono, mas já pode ser descarregado (em versão Beta) por programadores - conheça o iOS 8

 

Novidades no iOS 8

iOS 8 - As novidades da Apple durante a WWDC (Worldwide Developers Conference), que decorreu ontem na Califórnia, não se resumiram apenas ao iOS 8, mas é no sistema operativo móvel da empres que nos iremos focar. Apesar de manter o mesmo design do iOS 7 (nem seriam de esperar mudanças radicais neste aspecto), a Apple introduziu diversas funcionalidades na sua plataforma móvel que a irão tornar mais próxima de rivais como o Android.

Novidades - Uma das maiores novidades chama-se Swift e foi introduzida como sendo uma nova linguagem de programação que quer simplificar a vida aos programadores para iOS. A Apple descreveu-a como sendo mais "fácil" e "rápida" de programar, e já disponibilizou inclusive um guia online. Também a Healthkit, uma plataforma aberta a programadores, seria uma novidade já aguardada há alguns meses - vai permitir desenvolver aplicações para áreas como fitness e saúde, e é capaz de realizar funções como monitorização do ritmo cardíaco dos seus utilizadores ou contar calorias, entre outras

A barra de notificações do iOS 8 também foi sofreu algumas remodelações, e agora vai passar a exibir notificações mais interactivas. Por exemplo, o utilizador poderá responder a uma mensagem recebida directamente a partir dela sem ter necessariamente que interromper aquilo que estiver a fazer no dispositivo. A barra de notificações também irá suportar widgets.

Já a funcionalidade Quicktype traz ao iOS a função de armazenar e sugerir palavras utilizadas frequentemente pelo utilizador, embora no iOS 8 a Apple tenha personalizado esta funcionalidade de forma a sugerir palavras para contextos diferentes - por exemplo, as palavras sugeridas serão mais formais durante uma conversação com um colega de trabalho do que com um amigo de longa data, ou um familiar.

A Siri não ficou de fora do mapa de actualizações da Apple, e a partir de agora vai ser possível aceder à assistente virtual do iOS com um simples comando de voz - 'Hey, Siri' - sem termos que tocar no aparelho. Esta novidade pode ser especialmente útil em contextos como durante o exercício da condução. Os programadores também vão poder começar a vender bundles de aplicações na App Store.

Não houve referências à recente aquisição da Beat. Ao todo, a empresa já vendeu mais de 800 milhões de dispositivos móveis - 500 milhões de iPhones, 200 milhões de iPads e 100 milhões de iPods Touch.

4,266