NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo

Nokia Symbyan

terça, 28 junho, 2011 /
Nokia Symbyan

Uma pequena curiosidade linguística, Nokia Symbyan destaca-se por não ser um erro a 100%. Trata-se, isso sim, de um tipo muito popular, diz-nos o Google.

Nunca lhe aconteceu estar no seu PC ou telemóvel e, quando foi fazer uma pesquisa na Web, reparou que escreveu mal o termo? Essa espécie de erro, muitas vezes detectado à última da hora, tem uma categoria própria. Chama-se Typo e todos nós (especialmente nesta era digital) o cometemos. É a diferença entre Nokia Symbian e Nokia Symbyan.

O Typo é um erro tipográfico, inserido numa categoria que exclui o erro por ignorância ou falta de conhecimento, sendo antes obra do acaso (ou da pressa em digitar palavras no teclado). Exemplos comuns de typos são letras duplicadas ou omitidas Ou de letras que aparecem no lugar de outras, como um Y em vez do I (Nokia Symbyan vs. Nokia Symbian)

Os typos são erros bastante mais frequentes, especialmente tendo em conta que o utilizador actual gosta de consumir informação de forma rápida e está habituado a lidar com formas de abreviação - como referimos no artigo Telemóveis 2 SIM (não confundir com Telemóveis Dual SIM). O Typo também não se enquadra na mesma categoria de "erros" que Telemóveis Nokias (ou Telemóveis Nokia), por exemplo, que nesse caso verificamos a conversão de uma palavra estrangeira para a língua portuguesa.

Da próxima vez que digitar um typo (seja por engano ou propositadamente), procure uma lista dos typos mais populares na Web. Certamente irá surpreender-se com o quão comuns são, além de encontrar websites dedicados a typos com alguns erros hilariantes. Mas por favor.. poupe-nos ao Nokia Symbyan!

2,307
Tags
Nokia