NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo

Nokia Lumia 1020: análise ao smartphone dos 41 MP (vídeo)

sexta-feira, 25 outubro, 2013 /
Nokia Lumia 1020: análise ao smartphone dos 41 MP (vídeo)

O Nokia Lumia 1020 corre Windows Phone 8, vem equipado com uma câmara de 41 MP e chega hoje às lojas portuguesas - veja a nossa análise em vídeo!

 

O Nokia Lumia 1020 foi até recentemente o topo-de-gama da Nokia em termos de especificações técnicas, design e desempenho. Equipado com uma câmara digital de 41 MP, que de facto é a sua característica diferenciadora mais destacável, este Windows Phone 8 da tecnológica finlandesa começa a ser comercializado em Portugal já esta sexta-feira, dia 25 de Outubro, por 779 euros (livre de operador).

 

O seu grande elemento diferenciador é a sua câmara digital PureView de 41 MP, que o torna num concorrente directo de 'camera phones' como o Samsung Galaxy S4 Zoom, o Sony Xperia Z1 e até mesmo o Apple iPhone 5, cuja qualidade das fotografias detém uma excelente reputação no mercado.

telemoveis red arrow

Nokia Lumia 1020: análise ao Windows Phone 8 dos 41 MP (vídeo)

Design do Nokia Lumia 1020

Não há muita coisa que possamos dizer sobre o design do Nokia Lumia 1020 que não tenhamos referido já sobre o Nokia Lumia 925 ou até mesmo sobre o Lumia 920. Os três aparelhos são esteticamente idênticos, embora cada um apresente algumas características que nos permitam distingui-los. No caso do Nokia Lumia 1020 essa característica encontra-se definitivamente nas suas costas, na forma da câmara PureView de 41 MP com que vem equipado, cujo relevo literalmente impede este Windows Phone 8 de encostar as suas costas à mesa.

Veja também: Smartphone Nokia Lumia 925: análise ao Windows Phone 8 da Nokia

À semelhança do Nokia Lumia 925, também o Lumia 1020 vem equipado com um ecrã HD AMOLED de 4.5 polegadas, com 1280 x 768 píxeis de resolução e 332 píxeis por polegada, uma densidade que já é bastante boa. Por ser AMOLED (no Lumia 920 tínhamos antes um IPS), à partida os consumos de energia serão menos intensivos e permite obter uma melhor visualização do ecrã na rua, em situações de luminosidade forte. Também ainda não foi desta que o casamento entre a Nokia e o Gorilla Glass deu para o torto, o que significa que além de cores vivas e negros profundos, o ecrã do Lumia 1020 é também ultra-resistente a riscos e poeira, embora se deixe apanhar por marcas de dedos com alguma facilidade (o motivo está no facto deste smartphone sobreaquecer, fazendo com que o utilizador sue mais facilmente nas mãos).

Nokia Lumia 1020: análise ao Windows Phone 8 dos 41 MP (vídeo)

O corpo, e aqui as reminiscências fazem-nos ir matar saudades ao Nokia Lumia 920, é à base de policarbonato. E apesar do Lumia 1020 ser um pouco mais pesado que o 925, com 158 g, a diferença de peso para com o 920 (185g) ainda é relativamente acentuada e faz-se notar bem mais.

Software e Hardware no Nokia Lumia 1020

O Nokia Lumia 1020 é um Windows Phone 8 muito interessante dentro do seu segmento. Este smartphone vem equipado com um processador dual-core de 1.5 GHz, 2 GB de RAM (de facto, foi o primeiro Windows Phone no mercado a ser equipado com esta quantidade de RAM) e 32 GB de espaço de armazenamento, não suportando expansão de memória. Entre as suas opções de conectividade incluem-se Bluetooth 3.0, MicroUSB 2.0 e NFC, mas o verdadeiro destaque está na sua câmara digital de 41 MP.

Nokia Lumia 1020: análise ao Windows Phone 8 dos 41 MP (vídeo)

A câmara do Lumia 1020 valeu a este smartphone a alcunha de Nokia 909, uma espécie de homenagem ao Nokia 808 PureView, que serviu de estreia à tecnologia da empresa finlandesa. Além do sensor de 41 MP estão presentes lentes Carl Zeiss, flash LED e flash Xenon, lentes com f2.2 de abertura e um leque de opções de fotografia incrivelmente abrangente. Excepcionalmente, assim que carregamos no botão físico da câmara digital o software que nos é introduzido é o da Nokia ProCam, que além de nos oferecer muito mais opções do que a interface de câmara do Windows Phone, nos permite tirar muito mais proveito das potencialidades desta câmara.

Veja também: Nokia Lumia 920 e Windows Phone 8: sim ou não? Review

E foquemo-nos na câmara: é realmente um pormenor surpreendente neste Lumia 1020. Apesar de possivelmente não disponibilizar contrastes de cores muito acentuados, o grau de equilíbrio entre sombras, cores e realces é simplesmente fantástico. Além disso, e tal como o Nokia Lumia 925, em condições com pouca luminosidade a qualidade das imagens (e a falta de ruído) é muito boa. Claro, o Lumia 1020 não faz milagres - se experimentarmos tirar uma fotografia num ambiente completamente escuro ou com muito pouca luminosidade, os resultados não serão fantásticos, e continuarão a apresentar muito ruído.

Nokia Lumia 1020: análise ao Windows Phone 8 dos 41 MP (vídeo)

A Nokia ProCam, contudo, limita a nossa utilização do Zoom neste telemóvel - de facto, se olharmos para o ficheiro em bruto, fotografar um detalhe destacado resulta na verdade em duas fotografias - uma de 5 MP, pronta para partilharmos de imediato nas redes sociais, e outra de alta resolução, onde reparamos que o Zoom é apenas o detalhe de um todo muito maior. Ainda assim permite que os amantes de fotografia consigam fazer coisas impressionantes. No vídeo que disponibilizamos em cima podem ver com mais atenção e detalhe uma panorâmica que o Chob tirou em ambiente fechado utilizando o Lumia 1020 (para tal foram necessárias 141 fotos de 41 MP).

Disponibilizaremos brevemente um arquivo para download, caso queiram conferir a qualidade real das fotografias de alta resolução do Nokia Lumia 1020 por vocês mesmos!

Nokia Lumia 1020: análise ao Windows Phone 8 dos 41 MP (vídeo)

Funcionalidades e desempenho

Em termos de funcionalidades e desempenho, para sermos honestos, não podemos dizer que ficámos maravilhados. E o motivo é porque não notamos qualquer diferença no desempenho deste smartphone comparativamente a edições anteriores, ou até mesmo a gamas mais baixas. É um dos pontos fortes e apelativos no Windows Phone.

O Lumia 1020 é relativamente semelhante ao Lumia 925 em termos de especificações técnicas e oferece um desempenho semelhante, com excepção para a memória RAM - o 1020 não tem 1 GB, mas sim 2 GB. Isto significa que demora exactamente o mesmo tempo a abrir as aplicações, pelo que não há diferenças a ser apontadas.

Um aspecto negativo, contudo, e que nos surpreendeu, está nos consumos de energia deste smartphone - por vezes sentimos que que deixámos aberta uma torneira invisível no Lumia 1020. 35 minutos de navegação web podem resultar na perda de 25% da autonomia de bateria, ao passo que em modo de poupança de energia esses 35 minutos convertem-se numa hora e meia.

Gostaríamos ainda de deixar uma menção especial ao Nokia Grip, que além de nos permitir prolongar a autonomia de bateria do Nokia Lumia 1020, permite-nos usar o smartphone como se de uma autêntica câmara DSLR se tratasse. O Grip é ainda compatível com tripé, e não conseguimos imaginar um utilizador a adquirir o Lumia 1020 sem adquirir o Grip em conjunto - se é para fotografar, porque não fazê-lo a sério?

Nokia Lumia 1020: análise ao Windows Phone dos 41 MP (vídeo)

Conclusões

A experiência com o Lumia 1020 foi definitivamente positiva. Quem não for um especial apreciador de fotografias tiradas com o telemóvel muito provavelmente irá mudar a sua abordagem assim que passar um bocado a brincar com a câmara fantástica deste smartphone. Além disso, que melhor timming para chegar ao mercado do que após o Instagram ter anunciado oficialmente que vai chegar ao Windows Phone?

O Lumia 1020, contudo, não é um smartphone perfeito. O seu sobreaquecimento, que por sinal é um pormenor comum em smartphones de gamas elevadas (geralmente com uma elevada capacidade de processamento), pode tornar-se bastante incómodo. Também os seus consumos de bateria poderão deixar os utilizadores mais desprevenidos pendurados, obrigando-os a fazer do modo de poupança de energia o seu potencial novo melhor amigo.

E como todas as tecnologias de ponta, o Lumia 1020 é um smartphone caro - o que significa que não se encontra ao acesso do consumidor comum. Estes aspectos não se sobrepõem, contudo, á experiência definitivamente positiva que nos proporcionou. E por esse motivo arriscamo-nos a afirmar que o Lumia 1020 é o Windows Phone 8 por excelência.

Nokia Lumia 1020: análise ao Windows Phone 8 dos 41 MP (vídeo)

Qual é o smartphone favorito do leitor? Comparativamente ao Nokia Lumia 1020, considera-o inferior ou superior? Diga-nos porquê nos comentários!

16,125