NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo

Nokia E7 review

terça-feira, 26 abril, 2011 /
Nokia E7 review

Tivemos a oportunidade de analisar o novo Nokia E7, um telemóvel Nokia dedicado ao segmento empresarial e que apresenta algumas semelhanças ao seu primo, o Nokia N8.

Nokia E7 traz o Symbian^3, que consiste numa reinvenção do sistema operativo do Nokia S60. Estará este novo modelo da Nokia à altura de um mercado dominado por smartphones Apple, BlackBerry e Android? 

O Nokia E7 é uma afirmação da Nokia enquanto principal fabricante de smartphones (de acordo com a própria), e é de facto um telemóvel bastante interessante.

Nokia E7 é idêntico ao N8

Nokia-E7-e-N8

Como sucessor do E90 Communicator, o Nokia E7 é direccionado para um segmento mais empresarial. Apesar do Nokia N9 (um suposto smartphone MeeGo QWERTY) ser ainda mais discutido pelos entusiastas deste meio, não foi ainda anunciado oficialmente. E é nesta situação que o Nokia E7 permite fazer rolar cabeças com as suas funcionalidades.

Tal como o Nokia N8 (o primeiro telemóvel Symbian^3), o sistema operativo e a interface de utilizador do Nokia E7 são bastante semelhantes. Inclui a mesma combinação de três home screens que contêm atalhos e widgets personalizáveis. Por outro lado, até a estrutura em alumínio anodizado é bastante semelhante ao corpo do Nokia N8.

Nokia E7 é Business Friendly

A Nokia parece estar interessada em destacar as aplicações orientadas para o sector dos negócios, já incluídas no telemóvel. Apesar das aplicações do E7 não terem sido testadas completamente, podemos dizer que o QuickOffice Dynamic Premium integrado é uma funcionalidade útil neste telemóvel. Esta aplicação permite aos utilizadores criar, partilhar e modificar documentos Word, Excell e apresentações PowerPoint.

Quanto aos utilizadores acérrimos do e-mail, podem ficar felizes com o Nokia E7, já que o telemóvel suporta até 10 contas de e-mail juntamente com os serviços Exchange. Os touchscreen da Nokia vêm com uma nova interface para e-mail que permite com que os utilizadores, suavemente, troquem de conta e-mail ou naveguem para pastas diferentes.

Nokia-E7-Review-06

Para abrir uma pasta ou uma nova caixa de correio, os utilizadores não têm que sair de uma aplicação já aberta. Os menús inbox, de ítems enviados, ou outbox aparecem como pequenos menús pop up na aplicação já aberta. Vai definitivamente poupar tempo aos utilizadores empresariais e trazer-lhes maior conveniência.

O Nokia E7 e o Display

Nokia-E7-Review-01

O E7 vem com um ecrã largo e com um teclado QWERTY slide. As teclas do teclado são largas, e têm um formato quadrado, ficando alguns pontos abaixo da eficácia e prática de um teclado de um BlackBerry 9700. Teclar com a parte superior do teclado é mais complicado se colocarmos o telemóvel em cima de uma mesa, porque o ecrã display coloca-se à frente.

Se tentarmos teclar sem o telemóvel na mão, então essa mesma inclinação no ecrã torna a digitação mais fácil. Na verdade, para ver vídeos no telemóvel este display não proporciona qualquer tipo de tensão no pescoço, precisamente devido à sua confortável posição de visualização.

As funcionalidades do display no E7 são, de facto, impressionantes. A primeira coisa a capturar a atenção é o enorme display AMOLED, de 4 polegadas. O display é um touchscreen capacitivo e oferece 16 milhões de cores, distribuídas numa resolução de 360 x 640 pixels. A resolução pode não chegar aos calcanhares do standart de um Apple iPhone 4, mas é muito superior à média.

Algumas das funcionalidades mais proeminentes do display incluem o método de entrada multi touch, o sensor acelerómetro para se auto desligar, os controlos sensíveis ao toque e a superfície que resiste aos "arranhões". Tudo isto em 127,7 x 62,4 x 13,6 mm, com um peso de 176 gramas.

Nokia-E7-Review-07

Nokia E7 - Rede e Conectividade

O telemóvel foi lançado como um dos super modelos empresariais, pelo que a nível de rede e conectividade deve incluir opções minimamente impressionantes.

Para começar, o E7 suporta redes 2G e 3G, e os utilizadores certamente vão apreciar a excelente navegação na Internet que o browser permite, sobretudo com conectividade WiFi. A respeito de transferência de dados, vem também com o essencial - e isso será Bluetooth, USB e USB-on-the-Go. Traz igualmente saída HDMI.

Nokia-E7-Review-05

A memória do Nokia E7

Uma boa capacidade de memória é uma funcionalidade fundamental nos telemóveis mais recentes, particularmente no segmento smartphone. O Nokia E7 suporta várias aplicações e funcionalidades, como tal tem a obrigação de fornecer uma boa capacidade de memória. A memória interna do Nokia E7 é excelente, já que pode armazenar até 16 GB de dados.

No entanto há que apontar uma desvantagem que é o facto de não trazer slots para cartões microSD, o que impede uma expansão de memória e acaba por se tornar limitado. Infelizmente isto é um enorme turn off, e algo incompreensível, pois praticamente todos os telemóveis actualmente permitem expansão de memória até 32 GB, com a inclusão de microSD.

A câmara do Nokia E7

Nokia-E7-Review-03

As funcionalidades multimédia são importantes para qualquer tipo de telemóvel. O E7 não vem desapontar os utilizadores neste sentido, e um dos maiores destaques neste telemóvel é mesmo a sua câmara. O Nokia E7 vem equipado com uma câmara de 8 megapixels que inclui flash dual LED e autofocus.

A resolução da câmara é de 3264 x 2448 pixels e combina detecção de face com funcionalidades geo-tagging. A câmara também permite gravar vídeos com qualidade soberba (720p a 25 fps. Traz uma câmara secundária para a realização de vídeo-chamadas.

nokia-e7-review-02

O leitor de música e vídeo no Nokia E7

Ainda nas funcionalidades multimédia, podemos acrescentar que o leitor de media do telemóvel é bom. A nível de música pode executar vários formatos diferentes (MP3, Wav, eAAC+ e WMA) e em vídeo também (MP4, H.264, H.263, WMV). E para os apreciadores de filmes no ecrã, a saída HDMI permite ligar directamente à televisão.

Nokia-E7-Review-08

Conclusões sobre o Nokia E7

O Nokia E7 é sem dúvida um bom telemóvel, e vem claramente demonstrar que a Nokia sabe o que faz quando se trata de fabricar bons modelos. Mesmo o Symbian parece ter sido revigorado (a Nokia bem avisou que não iria abandonar o sistema operativo), apesar de ainda ter que se esforçar muito se quiser alcançar os patamares dos concorrentes Android ou iOS.

No entanto não podemos deixar de preferir a liberdade que um sistema operativo como o Android pode conferir aos utilizadores, ao contrário do Symbian. A Nokia está certamente a melhorar, mas ainda tem alguns passos largos para dar antes de poder competir com os gigantes do segmento smartphone da actualidade.

No entanto se o utilizador for um fã acérrimo da Nokia (e sabemos que há por aí muitos), então este Nokia E7 não irá certamente desapontar. Quer saber mais sobre o Nokia E7? Consulte o Nokia E7 no expositor, com vídeo promocional, e ainda uma curta-metragem filmada pela câmara de 8 Mp do telemóvel.

5,260