NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo

Nokia adopta termo Lumia apesar de polémica

sábado, 05 novembro, 2011 /
Nokia adopta termo Lumia apesar de polémica

Nokia adoptou mesmo o termo Lumia apesar da polémica instalada em Espanha. Palavra ter conotação negativa no país de nuestros hermanos.

A fabricante de smartphones finlandesa Nokia confirmou a adopção do nome Lumia, mesmo apesar da polémica criada em Espanha em relação à conotação pejorativa da palavra. Recorde-se que a Nokia anunciou a gama Lumia - Nokia Lumia 800 (na imagem) e Nokia Lumia 710 - com sistema operativo Windows Phone.

Depois da Nokia anunciar os novos dispositivos, alguns órgãos de comunicação social classificaram a escolha como «uma grave inconveniência para a marca». No entanto, a companhia referiu que «já conhecia o termo espanhol, mas que acabou por escolhê-lo por ser um termo muito antigo e em desuso».

Nokia adopta termo Lumia apesar de polémica

Afinal o que significa «Lumia» em espanhol? De acordo com o dicionário da Real Academia Espanhola, «lumia» é um substantivo pouco utilizado e de origem incerta, mas também usado na gíria espanhola, que significa «prostituta», assim como a sua variante «lumi».

A Nokia explicou no seu blogue oficial que «os resultados mostraram que mais de 60% dos consumidores espanhóis acreditaram que se tratava de um grande nome para um produto de tecnologia móvel. Os entrevistados referiam-se, em primeiro lugar, a estilo e luz, ao invés do outro significado pejorativo».

3,040