NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Windows 10 para telemóveis. Entre o Windows Phone e o Windows RT

Windows 10 para telemóveis. Entre o Windows Phone e o Windows RT

quarta-feira, 14 janeiro, 2015 /
Windows 10 para telemóveis. Entre o Windows Phone e o Windows RT

O próximo Windows para telemóveis será introduzido ainda este mês, mas talvez já não se chame Windows Phone

 

 


"Talvez" é a palavra-chave aqui. Mas primeiro alguma contextualização: é certo e sabido que os planos da Microsoft envolvem uma unificação de todo o seu ecossistema, o que inclui o seu software para computadores, tablets e telemóveis.

Essa unificação não se dará apenas em termos de imagem, já que a Microsoft também planeia alinhar as diferentes variantes do seu software. Isto também inclui a sua famosa consola Xbox One.

O Windows 10 deverá chegar ainda este mês, e as mudanças que irá trazer serão oficialmente comunicadas no dia 21 de Janeiro. Espera-se que o evento oficial da Microsoft também reserve algum espaço para o seu sistema operativo para telemóveis, que internamente (ou seja: para a própria Microsoft) é referido por Windows 10 Mobile, ou simplesmente por Windows Mobile.


E agora o leitor pergunta-se o que vai acontecer à marca Windows Phone. Pois bem - eu próprio não lhe sei responder ainda a isso, mas face às informações disponíveis diria que provavelmente será substituída por uma designação mais em linha com o resto do software da Microsoft.

O objectivo é criar uma plataforma de software universal, onde tablet, telemóvel e computador tenham a oportunidade de correr as mesmas aplicações. Muito ambicioso? Sim.

A Microsoft também disponibilizou recentemente uma aplicação - Phone Insider - que permite obter acesso a uma versão beta do Windows 10 para telefones. A aplicação encontra-se disponível na Windows Store, mas a Microsoft requer um registo que só se encontra acessível para funcionários da empresa.

No futuro será possível, no entanto, fazer um registo para tentar instalar o Windows 10 em telefones. É de esperar que esta preview não traga tantas funcionalidades quanto seria de esperar, uma vez que ainda se trataria de uma versão incompleta e limitada - a versão completa só chega mais perto do final do ano.


5,733