NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
O TP-Link Neffos C5 vale a pena?

O TP-Link Neffos C5 vale a pena?

quarta, 12 outubro, 2016 /
O TP-Link Neffos C5 vale a pena?

Uma review ao TP-Link Neffos C5. É bom?

 

TP-Link Neffos C5. Preço

 

O Neffos C5 está disponível nas principais cadeias de retalho por um preço aproximado de 149.00€.

 

TP-Link Neffos C5. Specs/Ficha Técnica

 

  • Ecrã IPS LCD, 5 polegadas
  • HD (1280 x 720)
  • Dual SIM
  • Andriod Lollipop 5.1
  • Processador MediaTek MT6735
  • Quad-core de 1,3 GHz (Cortex A53)
  • GPU - Mali-T720 de 450 Mhz
  • 2 GB de RAM
  • 16 GB de armazenamento (microSD até 32 GB)
  • 8 MP de câmara + 5 MP
  • Filma em Full HD
  • 2000 mAh de bateria
  • Suporta 4G

 

TP-Link Neffos C5 vale a pena

 

 

O TP-Link Neffos C5 é um bom smartphone?

 

O TP-Link Neffos C5 faz parte da geração de telemóveis bons e baratos que caracterizaram 2016. É difícil não elogiarmos a qualidade de construção ou o seu formato compacto quando nos recordamos que, há apenas quatro anos atrás, um smartphone de entrada era ridiculamente pequeno e pouco mais oferecia do que a capacidade de fazer chamadas e enviar mensagens. A conclusão é que as coisas mudaram para melhor e o TP-Link Neffos C5 é um telemóvel dessa nova era.

A primeira evidência é o seu formato 'compacto'. Há dois anos o TP-Link Neffos C5 seria visto como um 'gigante' pelas suas 5 polegadas de ecrã, uma medida que já esteve reservada apenas aos topos-de-gama; a segunda evidência está na sua boa qualidade de construção que, mesmo não sendo elegante, confere ao telefone uma muito bem-vinda robustez.

 

O terceiro e último indicador são as suas especificações técnicas. O Neffos C5 é robusto, rápido, ergonómico e responde bem ao toque. O hardware não é estelar, mas é do melhor que esta nova geração de telemóveis acessíveis já gozou; juntamente com uma versão mais recente do Android (5.0 Lollipop), resulta num desempenho francamente equivalente ao de propostas de gamas mais altas de anos anteriores.

Ok. Talvez tenhamos exagerado um pouco quando mencionámos o Android Lollipop como “uma versão mais recente” - continua a ser preferível ao Kit Kat ou ao velhinho Gingerbread, mas não deixa de ser uma versão já ultrapassada. Aqui também não ajuda desconhecermos os planos da TP-Link em relação às actualizações de software.

 

TP-Link Neffos C5 vale a pena

 

 

O que vale a pena no TP-Link Neffos C5?

 

O Neffos C5 tem 293 ppi de densidade, um nível muito próximo do ideal (a partir dos 300 ppi o olho humano já não consegue distinguir os píxeis à distância). Esta proximidade com a densidade ideal, aliada ao seu tamanho compacto (suficientemente grande para ser imersivo) e à sua alta definição, fazem do ecrã do telemóvel um dos seus pontos altos.

Por se tratar de um ecrã IPS, os contrastes são menos notáveis aqui do que num ecrã AMOLED. No entanto o TP-Link Neffos C5 oferece um bom nível de regulação do brilho, permitindo inclusive uma utilização normal em condições de muita luminosidade.

 

A câmara tem 8 MP de resolução, que reconhecemos ser pouco para quem vem de cima (o modelo que testámos anteriormente tinha 16 MP), mas que disponibiliza o mínimo aceitável para partilhar fotos nas redes sociais. Oferece, portanto, uma qualidade de imagem mediana.

É aconselhável alguma paciência com o foco da câmara, já que o Neffos C5 impõe o seu próprio ritmo. Sublinhamos que a câmara digital, em particular em telemóveis de segmentos mais baixos, dificilmente oferece uma qualidade acima da média; e, se o fizer, terá de sacrificar outras componentes, tais como o desempenho geral do telefone, para satisfazer os utilizadores neste detalhe.

 

O desempenho é outra das características a destacar neste telemóvel. O TP-Link Neffos C5 esteve apto para lidar com os desafios habituais do dia a dia, incluindo: ouvir música, navegar pela internet, aceder às redes sociais e ver vídeos.

Para uma utilização intensiva, contudo, os 2000 mAh da sua bateria obrigam a carregá-lo diariamente. O lado bom é que, pela nossa experiência, o Neffos C5 tem uma autonomia de vida longa e duradoura com uma utilização moderada/normal. Isto deve-se, em parte ao seu formato 'compacto' - quanto maior o aparelho, maior será a sua bateria, logo maior autonomia oferece. Mesmo que viesse equipado com uma bateria de 3000 mAh, por exemplo, esta autonomia só seria rentabilizada até um certo ponto, a partir do qual o número de aplicações instaladas e de recursos a consumir energia passam a 'sugar' bateria a um ritmo mais frenético.

 

TP-Link Neffos C5 vale a pena

 

TP-Link Neffos C5. Opinião

 

O TP-Link Neffos C5 foi o telemóvel que levámos connosco para todo o lado durante uma semana (incluindo sessões de treino no ginásio). Durante este período de tempo nunca sentimos necessidade de regressar ao nosso antigo smartphone, já que para o dia-a-dia o TP-Link Neffos C5 esteve à altura das exigências. E isto é muito bom quando temos em conta que se tratar de um telemóvel mais acessível. É um sinal claro de que os consumidores já não têm de fazer investimentos avultados para gozar de uma boa experiência mobile.

A maior diferença talvez tenha estado mesmo no tamanho do ecrã (o anterior tinha 6 polegadas), na autonomia de bateria (este obriga a carregamentos diários em utilizações intensivas) e no desempenho do telefone quanto a aplicações mais exigentes.

 

Não que 2 GB de RAM não cheguem, mas uma das componentes que mais evidenciam que se trata de uma gama de entrada está na sua placa gráfica e capacidade de processamento, ou seja, jogos exigentes não são a primeira opção para quem comprar este telemóvel.

Daqui em diante também será cada vez mais comum ver telemóveis deste segmento de mercado a exibir 16 GB de armazenamento no lugar dos tradicionais 8 GB. Isto é bom para o utilizador, que passa a gozar de mais espaço, mas também se deve às exigências dos próprios sistemas operativos, que também passam a ocupar mais espaço (no TP-Link Neffos C5 só estão livres 9,65 GB).

 

 

1,733
Comentários
close