NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Telemóveis vendem menos em Portugal

Telemóveis vendem menos em Portugal

quarta, 15 junho, 2011 /
Telemóveis vendem menos em Portugal

Os telemóveis vendem menos em Portugal, segundo a IDC. No primeiro trimestre de 2011 os telemóveis venderam menos e a Nokia permaneceu líder de mercado.

A IDC revelou ontem (14 Junho 2011) os resultados do estudo European Mobile Phone Tracker, com más notícias para o mercado dos telemóveis em Portugal - os telemóveis vendem menos, e a tendência ficou marcada por uma clara queda de vendas durante o primeiro trimestre de 2011.

O número de telemóveis vendidos no primeiro trimestre de 2011 equivale a 1,1 milhões de telemóveis (menos 8% que em 2010), com os valores das vendas a atingirem os 111 milhões de euros (menos 28% em relação ao mesmo período em 2010).

Para compreendermos o contexto, foram vendidos 224 mil smartphones (mais 18% que no primeiro trimestre de 2010), embora o segmento de telemóveis tradicionais tenha vendido 919 mil unidades, registando uma queda de 12% face ao ano anterior.

Telemveis_vendem_menos_em_Portugal_03

«O início do ano não mostra sinais promissores para o mercado de telefones móveis nacional. Contrariamente aos trimestres anteriores e ao resto da Europa, o segmento dos smartphones não conseguiu acompanhar as taxas de crescimento anteriores, o que mostra uma clara diminuição da procura destes terminais, ao mesmo tempo que os telefones tradicionais continuaram em queda», referiu Francisco Jerónimo, responsável Europeu de Research da Área de Telefones Móveis da IDC.

E acrescenta que «é de realçar que o preço médio de venda dos telemóveis caiu 21% face ao período homólogo, o que demonstra bem a forte retracção dos consumidores face ao ambiente económico desfavorável da economia portuguesa».

Samsung ameaça Nokia

E se a Nokia permanece líder de mercado em Portugal, tudo aponta para que a sua liderança termine em breve. A Nokia registou uma quebra de vendas inferior à do mercado graças ao segmento dos telemóveis tradicionais, que a Samsung parece estar a conquistar graças à popularidade dos telemóveis Android. 

A Samsung quintuplicou a sua quota de mercado no segmento de smartphones e está agora mais próxima da liderança do mercado. O que não é surpreendente, tendo em conta que actualmente a Samsung lidera o trimestre, a nível Europeu.

Principais Fabricantes e Quotas de Mercado em Portugal - 1º Trimestre 2011 - Mercado total (telemóveis tradicionais mais smartphones)

Telemveis_vendem_menos_em_Portugal_01

Principais fabricantes e quotas de mercado em Portugal - 1º trimestre 2011 - Smartphones

Telemveis_vendem_menos_em_Portugal_02

2,967