NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Telefones Nokia vulneráveis a ataques

Telefones Nokia vulneráveis a ataques

segunda-feira, 03 dezembro, 2001 /
Um holandês especialista em segurança informática descobriu como destruir software de telemóveis apenas com SMS. Não são todos os telemóveis que possuem semelhante vulnerabilidade. Mais uma vez, a Nokia está na linha de fogo com os seus blockbusters 6210, 3310 e 3330, todos eles em risco iminente de ter um crash de sistema.

Obviamente que a acontecer esta situação é apenas por pura maldade. Fique a saber que mensagem escrita em questão é gerada a partir de um PC e, como um vírus informático perfeitamente banal, utiliza as falhas de software dos aparelhos para provocar um crash no sistema do telemóvel.

A Nokia, pela sua predominante posição de mercado, está-se a converter na Microsoft dos telemóveis. Isto é, tornou-se o alvo cobiçado dos malfeitores, muitas vezes com o intuito de comprovar a qualidade dos produtos finlandeses. No entanto, tal como no caso do Windows, toda a gente fala mal...mas tem um.

Os efeitos da SMS criminosa, segundo um site informativo, foram devidamente comprovados numa conferência em Amesterdão, na semana passada. Job de Haas, especialista em segurança, comprovou como é possível desligar por completo (leia-se permanentemente) um telemóvel através de uma SMS gerada a partir de um PC.

As boas notícias é que essa falha de software pode ser manipulada manualmente, também com base num programa gerador de SMS em PC"s. Resta saber se a Nokia vai recolher telemóveis para rectificar os erros, como fazem os fabricantes de automóveis, cada vez que é detectada uma falha num dos modelos.

4,854